domingo, 17 de dezembro de 2017

INCÊNDIOS EM PORTUGAL

Os incêndios em Portugal são uma calamidade muito difícil de compreender em pleno seculo XXI.
Este Verão de 2017, que se estendeu até meados de outubro, trouxe-nos uma tragédia que não nos destruiu apenas a floresta portuguesa, mas também uma verdadeira tragédia humana com mais de uma centena de mortos. No entanto, muitas questões ficaram sem conclusões definitivas e consequente tomada de responsabilidades.
A demissão da Ministro da Administração Interna e de algumas chefias da Proteção Civil parecem ter acalmado os ânimos e, como era essencial, os meios de comunicação social e as forças políticas tiveram de virar a sua atenção para questões orçamentais e nomeações europeias. Mas muitas perguntas ficaram por responder, a começar pela origem do Grande Fogo de Pedrogão, o fogo que mais vítimas mortais causou! Quais foram as suas causas? Ficamos sem saber verdadeiramente o que foi, apesar do ridículo da trovoada que teria sido o ponto de ignição, mas a possibilidade fogo posto nunca foi devidamente considerada. Porquê?
Também nunca foi explicado devidamente quem efetivamente foi responsável pelas estradas não terem sido encerradas quando deviam e apenas quase 5 horas depois do primeiro alerta. E porque foram as pessoas encaminhadas para a agora denominada “estrada da morte” quando se sabiam as características daquela estrada, com copas de árvores a tocarem-se, formando um túnel infernal?
E porque não se explica também o motivo porque os meios aéreos da Força Aérea não são utilizados no combate a incêndios, preferindo-se pagar remunerações milionárias a empresas privadas para que utilizem os seus meios?! Na Força Aérea, será um problema de equipamento? Um problema de falta de formação dos pilotos para ataque a incêndios. É afinal o quê?
Isto para não falarmos do grande negócio da substituição das viaturas das corporações de bombeiros ou do magnífico negócio que é também o fornecimento de equipamento de proteção individual?
E mais perguntas? No pós-tragédia, o que está a ser feito em termos de ordenamento do território para que as desgraças deste Verão não se repitam? Certamente que não conseguiremos reflorestar tudo com espécies endógenas e não invasoras, mas certamente poderemos incentivar a limpeza das áreas de segurança, abrir os necessários caminhos de acesso, repor uma força anualmente presente de Guardas Florestais. As multas terão de ser bem duras para quem não garantir a limpeza dos seus terrenos. Infelizmente, em Portugal só funcionarão medidas de âmbito duramente punitivo. Por aqui passará a prevenção associada que terá de estar a um incansável combate e escrutínio de todo e qualquer tipo de aproveitamento pela indústria do fogo. Desde as celuloses, que têm todo o interesse em comprar madeira a 1/3 do preço, até vendedores de meios aéreos, de viaturas de combate de equipamentos de proteção… Todos têm de estar sobre muito próxima vigilância.
Do lado do combate, quando ele for necessário, teremos que ter um sistema de comunicações resiliente e redundante, que permita um ataque efetivo e atempado de situações, evitando assim o escalar das mesmas. Temos de ter uma Força Aérea ativa e empenhada no combate e na coordenação dos meios aéreos, que deverão, na medida do possível, ser nossa propriedade. Tem que também haver muito mais profissionalismo na coordenação ao combate, mas também no ataque efetivo do mesmo. A formação nos dois âmbitos terá de ser bastante reforçada para termos bombeiros e comandantes de bombeiros com os skills necessários a estes autênticos teatros de Guerra.
Infelizmente e para minha grande tristeza, creio que no Verão de 2018 vamos voltar a falar sobre este assunto e mais uma vez não será pelas melhores razões!

Mara Marques

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho] 

Sem comentários: