O turismo tem uma importância estratégica para a economia portuguesa, já que dá um importante contributo para a criação de emprego e riqueza. Trata-se de um sector em que temos vantagens comparativas claras.
Portugal tornou-se num dos países turísticos europeus atuais mais importantes. Os seus recursos naturais, os seus recursos culturais e os seus produtos são reconhecidos internacionalmente. A diversidade e a biodiversidade do nosso país levam à criação de novos produtos e de novas marcas que provocam uma maior atração dos turistas.
O turismo em Portugal, cada vez mais, reforça a sua importância para o crescimento da economia. De acordo com um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, em termos médios, o turismo vale mais para a economia, para as exportações, para o investimento e para o emprego em Portugal do que no resto da Europa e no resto do Mundo. O impacto económico do sector do turismo em 184 países, com base em dados de 2013, diz-nos que o contributo do Produto Interno Bruto (PIB) em Portugal é maior que na Europa e no Mundo, 5,8%, 3,1% e 2,9%, respectivamente.
No emprego direto, o contributo do turismo foi de 7,2%, valor acima dos 3,1% que se registam em média nos países europeus e dos 3,4% em termos mundiais. Nas exportações o contributo do turismo é de 19,6% face ao total do comércio internacional, percentagem superior à que se verifica na Europa, 5,3%, e no Mundo, 5,4%. Quanto ao investimento, o estudo revela que a relevância do turismo é quase três vezes maior aos contributos médios registados no mundo, 12,5% para Portugal, 4,6% para a Europa e 4,4% em termos globais.
Segundo o relatório “Tendências e Políticas de Turismo 2014”, publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal contribui de forma significativa para o PIB nacional, tendo atingido no ano de 2010, 9,2% do PIB.
No campo da hotelaria, Portugal també, se encontra muito bem posicionado, apresentando hotéis com elevada qualidade, reconhecidos internacionalmente. E de acordo com o Instituo Nacional de Estatística (INE), a hotelaria, em 2014, registou 1,7 milhões de dormidas, apresentando uma subida homóloga de 10,1%.
Portanto, em Portugal, o turismo é, cada vez mais, um factor de máxima importância para o crescimento da economia, sendo os últimos anos considerados como os “anos de ouro” para o turismo. Em 2013, Portugal atingiu um grande reconhecimento internacional, tendo ganho diversos prémios na gala de atribuição dos World Travel Awars para a Europa, como, por exemplo, o prémio de melhor destino insular com a ilha da Madeira e o prémio de melhor destino de praias com o Algarve.
Portugal tem, por isso, no turismo uma arma fortíssima para o desenvolvimento económico! Há que saber aproveitá-lo!
Raquel Saraiva Pinheiro Soares
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
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