As
receitas turísticas em Portugal aumentaram 10,3% até outubro, em termos
homólogos, atingindo 11 mil milhões de euros, segundo dados divulgados pelo
Banco de Portugal e citados pelo gabinete da Secretária de Estado do Turismo.
Em
dez meses, as receitas turísticas já ultrapassaram em cerca de mil milhões de
euros, o resultado obtido no mesmo período de 2015. A verdade é que, só em
outubro, as receitas turísticas em Portugal cresceram 16,8%, atingindo 1300
milhões de euros. Além disso, os dados mostram que os turistas estrangeiros
estão a gastar cada vez mais em Portugal.Quando se analisam os dez primeiros meses
de 2016, verifica-se que os turistas deixaram diariamente em Portugal 36
milhões de euros, o que representa mais quatro milhões de euros de gastos
diários em relação ao mesmo período do ano passado.
Além
disso, os dados divulgados pelo Banco de Portugal mostram um alargamento da atividade
turística ao longo de todo o ano, com outubro, tradicionalmente um mês de menor
atividade, a ser o quarto melhor mês de 2016.
Tendo
agora como referência os dados divulgados pelo Instituto Nacional de
Estatística, até outubro as dormidas e proveitos turísticos superaram os
resultados totais alcançados em 2015. Este ano, Portugal já teve mais quatro
milhões de dormidas do que em 2015 e 50% deste crescimento verificou-se fora
dos meses da época alta.
O
crescimento da atividade turística sente-se um pouco por todo o país, com
destaque para os Açores (30%), Madeira (20%), Alentejo (17%), Norte e Centro
(13%). Para a secretária de Estado do Turismo, estes valores resultam de uma
forte aposta realizada na captação de novas rotas aéreas e operações turísticas
ao longo do ano e no aumento da atratividade do destino Portugal.
A
realidade é que só este ano, Portugal captou 64 novas operações aéreas,
aumentando a oferta em 750 mil lugares, em particular, fora da época alta. Ao
mesmo tempo, como já foi referido anteriormente, apostou-se no aumento da atratividade
do destino Portugal, diversificando produtos e dinamizando a oferta turística
ao longo de todo o ano, nomeadamente através da captação de eventos. Estas são
apostas a manter em 2017, a par de um aumento da qualificação e valorização das
pessoas que trabalham no turismo, da inovação e de uma promoção cada vez mais
focada nos mercados internacionais.
Por
último, garantir a comunicação direta com cada um dos mercados está a permitir
conquistar novos públicos, como são exemplo os EUA e a Polónia, onde crescemos
20% desde o início do ano, ou a Holanda, onde crescemos cerca de 13%. Estes
números são o resultado do forte empenho e dedicação de todos os que trabalham
no turismo.
Além
de estar a conquistar novos mercados, Portugal está ainda a conseguir registar
crescimentos expressivos nos seus mercados tradicionais, como França (17,9%),
Reino Unido (9,5%) e Espanha (9,2%) o que é de louvar.
Cristiana
Filipa Pereira Novo
[artigo de opinião produzido no âmbito
da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de
Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
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