sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Economia verde: medidas da UE para garantir energia segura

A energia é a maior fonte de gases com efeito de estufa na União Europeia, respondendo por mais de três quartos disso, mas somos altamente dependentes das importações de energia, em particular, de gás natural e petróleo, o que nos torna mais vulneráveis a perturbações que podem fazer subir os preços. A melhoria da cooperação e interconexão das redes de energia, juntamente com o desenvolvimento de fontes de energia renováveis, ajudará os países da UE a garantir a segurança em matéria de abastecimento de recursos energéticos.

Posto isto, os dirigentes da UE estão dedicados a alcançar a neutralidade climática até 2050, incorporando este objetivo em todas as estratégias ao abrigo do Acordo Ambiental Europeu e no combate às alterações climáticas. Esta meta ambiciosa requer uma transição para uma economia de baixo carbono e apresenta um desafio para as regiões que são fortemente dependentes de combustíveis fósseis e indústrias intensivas em carbono.

O Parlamento Europeu aprovou o Fair Transition Fund (JTF) e um acordo com o Conselho de Administração sobre um pacote no valor de €17,5 biliões. O montante total é de 7,5 milhões de euros do orçamento de longo-prazo da UE para 2021-2027 e de €10 milhões da Organização de Recuperação.

Todos os Estados-Membros têm acesso a financiamento, mas os recursos estão concentrados nas regiões que enfrentam os maiores desafios, com maior intensidade de carbono e com maior utilização de combustíveis fósseis (carvão, lenhite, turfa e xisto betuminoso). O nível de bem-estar do país também é levado em consideração.

O pacote JTF oferece taxas de cofinanciamento de até 85% nas regiões subdesenvolvidas, 70% naquelas com economias em transição e 50% nos países desenvolvidos. Além disso, é um excelente apoio a empresas com problemas ao abrigo das regras provisórias de aprovação expressa da EU e exorta os países da UE a apoiarem as regiões periféricas e as ilhas, como parte dos seus planos de transição e a concentrar-se em atribuições específicas de quotas nacionais.

Além destes acordos, existe uma lista de medidas que a União está a tentar implementar e até mesmo a rever para que a meta de 2050 seja cumprida:

·       Melhor conectividade entre os países da EU
A interligação das infraestruturas energéticas dos países da UE pode diversificar o aprovisionamento de energia e atenuar melhor as potenciais interrupções. Membros da Comissão de Energia do PE querem impedir a UE de financiar projetos de gás natural, em vez de financiar infraestrutura de hidrogénio e captura e armazenamento de carbono;

·       Hidrogênio renovável
Pode ajudar a descarbonizar setores que têm dificuldade de reduzir as emissões de CO2. Estima-se que o hidrogénio poderá fornecer 20-50% da energia da UE para os transportes e 5-20% da energia necessária para a indústria. No entanto, para ser sustentável, este deve ser produzido a partir de fontes de energia renováveis.

·       Energia renovável ao largo
A energia eólica é atualmente o único recurso de energia renovável offshore usado comercialmente, mas a UE está a explorar outros recursos, como energia das marés, energia solar flutuante e algas como biocombustíveis.

Na minha opinião, o fundo social para o clima é essencial para mitigar as consequências económicas e sociais da transição energética. Acredito que o transporte público deve ser uma prioridade de financiamento para fornecer uma gama de opções de mobilidade sustentável para apoiar os usuários de transporte na transição para o meio ambiente e energia. Esta prioridade deve ser refletida nos planos de investimento nacionais para destacar o papel fundamental do transporte público na transição e mobilizar mais fundos em todos os níveis (local, regional e nacional).

A ação coletiva é crítica para combater as mudanças climáticas e alcançar os objetivos do Acordo de Paris, e a UE apoia fortemente a sua ambição em matéria de clima, tanto nas suas relações internacionais como nas suas relações bilaterais com países terceiros.

 

Vera Barros

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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