Segundo as Nações Unidas, a educação é um apanágio a que todos os seres humanos têm direito. Desde o início do milénio, a ONU tem vindo a promover o Objetivo de Desenvolvimento do Milénio para alcançar o ensino primário gratuito mundialmente, aumentando assim a alfabetização e a formação de cidadãos capazes de contribuir para a sociedade.
A
alfabetização é uma competências e medida-chave na educação de uma sociedade.
Segundo a UNESCO, um individuo é alfabetizado se souber ler e escrever uma
frase sobre a sua própria vida.
Apesar
dos objetivos da ONU, no início do século XXI, a realidade é que ainda existe
uma percentagem significativa da população mundial que ainda é iletrada, como
podemos ver na figura abaixo. A percentagem de alfabetização no mundo tem vindo
a aumentar exponencialmente a partir do início do século XX. Em 2016, 13,71% da população mundial ainda
não sabia ler e escrever. Embora este número não seja relativamente grande, a
verdade é que da maneira que o mundo está desenvolvido esta percentagem poderia
ser muito mais baixa ou até inexistente.
Figura 1- População mundial literata e iliterata
Fonte - Our World in Data
Esta
população iletrada centra-se mais nos países em desenvolvimento, mais
concretamente no continente Africano. Todos os países fora deste continente,
com a exceção do Afeganistão, apresentam uma taxa de alfabetização acima dos
50%. Os países com percentagens de instrução mais baixas são Burquina Faso,
Níger e Sudão do Sul, sendo que este último apresenta a percentagem mais baixa
mundialmente e é considerado o país mais pobre do mundo.
Figura 2- Taxa de alfabetização por país
Fonte - Our World in Data
Entendemos
assim que os países com menos poder económico são aqueles que não têm
possibilidades para desenvolver o seu sistema educativo. Devido a esta
impotência e à ineficiência do plano lançado pela ONU em 2000, em 2015 foi
lançado pela mesma organização um plano com 17 objetivos para alcançar até
2030, onde se inclui o objetivo 4 “Educação de Qualidade”. Esta agenda ficou
conhecida como “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”
No
que diz respeito ao objetivo sobre a educação, contam-se medidas como: garantir
o ensino primário e secundário para todos os meninos e meninas, sendo que este
deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade; assegurar a igualdade de
acesso para todos à educação técnica, profissional e superior, incluindo a
universidade; aumentar substancialmente o número de jovens com habilitações; garantir
que todos os alunos possuam conhecimentos que promovam o desenvolvimento
sustentável; construir e melhorar as instalações educacionais que proporcionem
ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para
todos.
Na minha opinião, devemos promover a educação e melhorar o sistema educacional a nível mundial uma vez que este é um direito humano a que todos devíamos ter acesso, pois promove um mundo melhor. "A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo" (Nelson Mandela).
Ana Margarida Queirós
da Costa
Referências dos gráficos
https://ourworldindata.org/global-education
[artigo
de opinião desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e
Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
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