segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Educação nos Países em Desenvolvimento

Segundo as Nações Unidas, a educação é um apanágio a que todos os seres humanos têm direito. Desde o início do milénio, a ONU tem vindo a promover o Objetivo de Desenvolvimento do Milénio para alcançar o ensino primário gratuito mundialmente, aumentando assim a alfabetização e a formação de cidadãos capazes de contribuir para a sociedade.

A alfabetização é uma competências e medida-chave na educação de uma sociedade. Segundo a UNESCO, um individuo é alfabetizado se souber ler e escrever uma frase sobre a sua própria vida.

Apesar dos objetivos da ONU, no início do século XXI, a realidade é que ainda existe uma percentagem significativa da população mundial que ainda é iletrada, como podemos ver na figura abaixo. A percentagem de alfabetização no mundo tem vindo a aumentar exponencialmente a partir do início do século XX.  Em 2016, 13,71% da população mundial ainda não sabia ler e escrever. Embora este número não seja relativamente grande, a verdade é que da maneira que o mundo está desenvolvido esta percentagem poderia ser muito mais baixa ou até inexistente.

Figura 1- População mundial literata e iliterata

Fonte - Our World in Data

Esta população iletrada centra-se mais nos países em desenvolvimento, mais concretamente no continente Africano. Todos os países fora deste continente, com a exceção do Afeganistão, apresentam uma taxa de alfabetização acima dos 50%. Os países com percentagens de instrução mais baixas são Burquina Faso, Níger e Sudão do Sul, sendo que este último apresenta a percentagem mais baixa mundialmente e é considerado o país mais pobre do mundo.

Figura 2- Taxa de alfabetização por país

Fonte - Our World in Data

Entendemos assim que os países com menos poder económico são aqueles que não têm possibilidades para desenvolver o seu sistema educativo. Devido a esta impotência e à ineficiência do plano lançado pela ONU em 2000, em 2015 foi lançado pela mesma organização um plano com 17 objetivos para alcançar até 2030, onde se inclui o objetivo 4 “Educação de Qualidade”. Esta agenda ficou conhecida como “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”

No que diz respeito ao objetivo sobre a educação, contam-se medidas como: garantir o ensino primário e secundário para todos os meninos e meninas, sendo que este deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade; assegurar a igualdade de acesso para todos à educação técnica, profissional e superior, incluindo a universidade; aumentar substancialmente o número de jovens com habilitações; garantir que todos os alunos possuam conhecimentos que promovam o desenvolvimento sustentável; construir e melhorar as instalações educacionais que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos.

Na minha opinião, devemos promover a educação e melhorar o sistema educacional a nível mundial uma vez que este é um direito humano a que todos devíamos ter acesso, pois promove um mundo melhor. "A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo" (Nelson Mandela).


Ana Margarida Queirós da Costa

Referências dos gráficos

https://ourworldindata.org/global-education

[artigo de opinião desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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