Evitar situações de pobreza e de marginalização é um objetivo do qual a sociedade civil não se pode alhear, e para o qual todos devemos estar sensibilizados e mobilizados. Uma das formas possíveis de atuação é através do apoio a projetos concretos com manifesta capacidade empreendedora e de realização. Isto deve ser estimulado com o apoio das escolas que, enquanto entidades de referência na missão educativa, tornam-se essenciais nestas iniciativas de inclusão social.
No início dos anos 70, no livro Small is Beautiful,
Ernst Schumacher defendia: “O desenvolvimento não começa com os recursos
materiais, o desenvolvimento começa com as pessoas e a sua educação,
organização e disciplina. Sem estes três pilares, todos os recursos permanecem
inúteis”.
O ritmo e o nível de crescimento económico de um país ou de
uma região resultam, efetivamente, da interação de um conjunto complexo de
fatores, em que se destacam, por um lado, a educação (incluindo a formação
profissional, a investigação e o desenvolvimento tecnológico) e, por outro, os
comportamentos, valores dos agentes económicos e da sociedade em que estão inseridos,
ou seja, a organização e a disciplina a que Schumacher se referia.
A capacidade dos diferentes países para tirarem partido do
acesso à informação e do conhecimento está limitada pelas diferenças de
capacidade local para usar essas tecnologias ou transformar o conhecimento
codificado. Ela depende do conhecimento tácito e de outros elementos de
competência que, por definição, são difíceis de transferir. O que conta já não
é só o conhecimento de que se dispõe ou a informação que está disponível mas,
também, e sobretudo, a capacidade de aprender. É necessário ter trabalhadores
com novos atributos: maior educação, maiores qualificações e maior capacidade
de adaptação aos novos requisitos decorrentes das novas tecnologias.
A capacidade para aceder às redes e a competência para delas
extrair a informação relevante e para a utilizar em termos económicos são os
fatores críticos do desempenho dos trabalhadores e dos níveis de remuneração. Isto
significa que, sem formação profissional e sem renovação das organizações, a
introdução de novas tecnologias pode resultar em enormes perdas de eficiência.
A recente utilização do conceito “economia do conhecimento” constitui uma forma
de reconhecer que o conhecimento e a capacidade de aprendizagem das pessoas,
das empresas e dos sistemas nacionais são os fatores‐chave do desenvolvimento
económico.
Ao confrontar tais ideias com
a realidade portuguesa, é possível perceber porque é tão difícil para nós alcançar
qualquer tipo de crescimento económico a longo-prazo. A falta de investimento
em educação combinada com a má gestão do setor cria muito pouco incentivo para
o desenvolvimento de indivíduos intelectualmente notáveis.
É fundamental reconhecer que as escolas são os atores
principais na missão educativa, mas têm de ser coadjuvadas pelo Estado e pelos
vários setores da sociedade civil. As empresas, enquanto principais recetores
dos trabalhadores qualificados, deverão intensificar a articulação com o sistema
educativo e de formação profissional, manifestando as suas necessidades de
conhecimentos e aptidões.
Ao Estado e às comunidades locais compete reforçar, de forma
articulada, aqueles três subsistemas – educação, formação profissional e
investigação − através das políticas públicas, instituições e infraestruturas. Diante
do exposto, é notável que o progresso tecnológico
tem um enorme peso no crescimento económico. O progresso tecnológico só pode
ser alcançado por mentes criativas e curiosas, tornando-se, portanto, de grande
importância refletir sobre a importância de fomentar estes valores entre os
estudantes do presente e os investigadores do futuro. Sendo a educação uma das
principais formas de estimular a criatividade, é extremamente importante investir
nas instituições de ensino, pois elas definem o nosso futuro.
Ângela
Ferreira
[artigo de opinião desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
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