segunda-feira, 30 de setembro de 2013

União Europeia ou Utopia?

Um dos principais fundamentos da existência de uma União Aduaneira consiste na ausência de fronteiras internas, no que concerne ao comércio. Vivendo numa União Europeia, há medidas que vão para além do comércio: a criação de laços políticos é uma das realidades desta União.
Entre os objectivos da União, pode-se ler: "O desenvolvimento sustentável da Europa, assente num crescimento económico equilibrado e na estabilidade dos preços, numa economia social de mercado, altamente competitiva, que tenha como meta o pleno emprego e o progresso social e num elevado nível de protecção e de melhoria da qualidade do ambiente.".
Quando um dos objectivos remete para metas como pleno emprego e progresso social, olhando para Portugal, teremos nós alcançado tal objectivo em 27 anos de União Europeia?
Não podemos falar em estabilidade de preços, muito menos em pleno emprego quando dados do Eurostat remetem para uma taxa de desemprego de 16.5% e olhando para a taxa da UE (27 países), esta situa-se nos 11%. No entanto, comparando o nosso país com a Alemanha reparamos numa taxa de 5.3%, ou com Dinamarca, que apresenta no mesmo período uma taxa de 6.7%.
Se viver em União é sinónimo de igualdade, dignidade, democracia e liberdade, será que não existem para além das barreiras linguísticas, barreiras económicas e políticas?
Estudos comprovam que os níveis de desemprego devem-se às qualificações escolares detidas. Observando os dados disponíveis de 2008, Portugal tinha uma despesa pública total em educação de 4,9% do PIB, e no mesmo ano a Alemanha apresentava um valor de 4,6%. Podemos dizer que não gastamos o suficiente ou gastamos até mais que outros para qualificar os jovens do nosso país, mas temos uma taxa de desemprego bastante elevada comparada com a Alemanha.
Estes dados não transmitem a realidade por inteiro, pois existem bastantes desigualdades em outros campos da história da UE que de certa forma deixam-me pensar se esta criação europeia não será apenas um lugar que não existe.
Finalizando, se vivemos numa União, deveria existir igualdade entre os estados-membros, onde não existissem realidades dispares, onde alcançaríamos os objectivos da União Europeia, ou pelo menos atenuaríamos as diferentes realidades.
Cada país tem o seu ritmo, a sua economia, a sua política, e dentro da União o seu peso, que aparenta ser igual numa utopia, mas na realidade a balança não se equilibra.
 
Elisabete Alves Mendes Miguel

Fontes:
http://observatorio-das-desigualdades.cies.iscte.pt/index.jsp?page=indicators&id=69&lang=pt

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: