sexta-feira, 5 de junho de 2009

Marketing Vivo

Uma página da História foi virada: a “jóia da coroa” brasileira foi unida à “jóia da coroa” portuguesa. Não se trata, no entanto, de algo que se encontra nos livros de História, mas sim nos da Portugal Telecom, que em 1998 adquiriu a Telesp Celular, empresa de telefonia brasileira. No ano de 2002, a Vivo iniciou seus trabalhos no mercado brasileiro, quando ocorreu a união da PT com a empresa espanhola de telecomunicações Telefónica Móviles.
Para anunciar sua entrada no mercado, a Vivo investiu R$ 43,5 milhões em marketing e publicidade. Como efeito, cerca de 80% dos entrevistados tinham conhecimento da marca recém-lançada e das mudanças ocorridas no setor de telecomunicações. A empresa se tornou, em poucos anos, referência no segmento. Para alcançar esse destaque, uma complexa estratégia de marketing foi traçada, devido ao maior desafio representado ao grupo PT pela diversidade de mercados e consumidores de diferentes países e regiões.
Atualmente, a Vivo encontra-se como a maior operadora móvel do Brasil e a décima maior operadora mundial de telemóveis. A marca Vivo simboliza alegria, energia e vida, com uma postura convidativa e com valores que perpassam a proximidade, acessibilidade, simplicidade e transparência. Sua imagem tem sido relacionada, também, à jovialidade e à inovação, o que se reflete em ações voltadas ao público jovem.
Sua estratégia de marketing vai desde projetos de responsabilidade social e ações promocionais em universidades, passando pelo patrocínio da Seleção Brasileira de Futebol, até o marketing de seus produtos no Festival de Teatro de Curitiba com promotores fantasiados.
A Vivo tem como seu principal diferencial competitivo a tecnologia CDMA, base da terceira geração de celulares[1]. Como uma das empresas de celulares mais fortes do Brasil, com 45,4 milhões de assinantes, segue na liderança entre as operadoras com 29,8% do mercado, seguida pela Claro, com 25,84%, e pela TIM, com 23,85% e em 4º lugar, a Oi com 16,60% do total de clientes[2]. No entanto, a concorrência tem sido cada vez maior entre as operadoras, o que obriga a Vivo a desenvolver novas tecnologias.
A Vivo tem sido uma das maiores apostas da Portugal Telecom, mostrando o sucesso de seu programa de internacionalização. As estratégias de marketing criadas pela Vivo têm se mostrado eficientes, mas para manter-se na liderança do mercado, ela deve criar um processo contínuo de desenvolvimento de tecnologias e produtos moldados de acordo com as necessidades dos clientes. Não se pode criar a ilusão de que o sucesso vá perdurar. Indícios disso são fornecidos pela acirrada concorrência na área das telecomunicações e por clientes cada vez mais exigentes. Atrelado à constante inovação tecnológica, é importante que a estratégia seja bem estruturada e possibilite “obter e manter os clientes”[3], um desafio constante a todas as empresas do mercado.
Julia de Macedo Meira

Bibliografia:
-www.vivo.com.br
-www.anatel.gov.br
-www.agencialusa.com.br/index.php?iden=20080
-http://www.telecom.pt/
[1] “Esta é a tecnologia do futuro porque apresenta a melhor performance entre as disponíveis para a transmissão de dados via celular, além de permitir a oferta de produtos e serviços de terceira dimensão sem necessitar de novas faixas de radiofreqüência.” Disponível em
[2] Disponível em <http://www.anatel.gov.br/>
[3] Disponível em

[artigo de opinião produzido no âmbito da u.c. "Economia Portuguesa e Europeia", do Curso de Gestão (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: