terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Análise do concelho de Felgueiras

O concelho de Felgueiras situa-se no Vale do Tâmega e confina com Guimarães, Fafe, Amarante, Lousada e Celorico de Basto. Está localizado a 50 Km do Porto e 17 Km de Guimarães. Abrange 114 Km2, repartidos por 32 freguesias. Neste concelho, segundo os censos, em 2011, o total de população era de 58.065 indivíduos, apenas mais 474 do que em 2001. Do total de indivíduos, 29.795 representam a população ativa. Em Felgueiras existiam, no mesmo ano, cerca de 6 índividuos em idade ativa por cada idoso. Embora se registe uma tendência de decréscimo deste indicador, o índice de sustentabilidade potencial verificado em Felgueiras, no ano em questão, continua a ser bastante superior ao registado a nível nacional (3,4 indivíduos em idade ativa por cada idoso).
O concelho é marcado pelo grande abandono escolar, contribuindo em grande medida para o predomínio da mão-de-obra desqualificada no concelho. Contudo, o fenómeno desemprego não tem afetado tanto este como se verifica noutros concelhos, não querendo, no entanto, com isto afirmar que o desemprego tem diminuído. Na verdade, segundo os últimos censos realizados no país (2011), o desemprego em Felgueiras registou uma tendència de aumento de 2001 para 2011. Em 2001, existia um total de apenas 1.069 desempregados e, portanto, uma taxa de 3,7%. O número de desempregados, em 2011, era de 3.079, o que corresponde a uma taxa de desemprego de cerca de 10,3%. Assim sendo, verifica-se uma variação positiva de, aproximadamente, 6,6 pontos percentuais de 2001 para 2011. Como seria de esperar, é o sexo feminimo o mais afetado pelo desemprego ao longo dos anos em análise. A taxa de desemprego do sexo feminimo variou 6,6 pontos percentuais de 2001 para 2011, sendo de 10,9% em 2011. Relativamente ao sexo masculino, a taxa em análise registou a mesma variação que a do sexo oposto contudo, em 2011, a taxa de desemprego masculina é de apenas 9,8%, mais baixa cerca de 1,1 pontos percentuais que a taxa do sexo feminino. 
De todos os concelhos que pertencem ao Tâmega, Felgueiras é o que tem a menor taxa de desemprego. Em 2011, o concelho com a maior taxa em questão era Cinfães (20%). Em todo o Tâmega, segundo os censos, em 2011, existiam 36.748 indivíduos desempregados, o que corresponde a uma taxa de desemprego de 14,3%, ou seja, uma taxa superior em 4 pontos percentuais à verificada apenas no concelho de Felgueiras. 
Em Portugal, segundo os censos, em 2011, as duas menores taxas de desemprego observavam-se no Centro do País, no concelho de Oleiros (5,1%) e no concelho de Arruda dos Vinhos (7,7%). A maior taxa de desemprego era de 22,9% no concelho de Mourão no Alentejo. A nível nacional, a taxa de desemprego era de 13,2%.
Assim sendo, concluiu-se que, embora a taxa de desemprego no concelho em análise não seja a mais baixa a nível nacional, é mais baixa que em todo o Tâmega, é ainda inferior em cerca de 12,6 pontos percentuais à taxa de desemprego mais elevada no país e, por fim, inferior, aproximadamente, em 2,9 pontos percentuais à verificada em todo o país, em 2011. Isso dito, comprova-se a afirmação referida anteriormente: o “desemprego não tem afetado tanto a região como se verifica noutros concelhos”.
No município de Felgueiras existem vários “pontos fortes” que justificam a taxa de desemprego baixa, como o calçado, os bordados, o vinho verde e o pão de ló. De todos estes “pontos fortes”, é o setor do calçado o que mais se destaca. A indústria de calçado representa cerca de 50% da indústria transformadora do município e emprega grande parte da população ativa do concelho. Em Felgueiras, existem várias empresas de calçado com prestígio, nomeadamente a Codizo, uma das melhores empresas a nível nacional, a Itaflex e a A. Cerqueira & Ribeiro.

Sílvia Leite

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho] 

Sem comentários: