As impressões
trocadas entre os turistas e a população residente nos locais visitados
comprova que o turismo é fundamental para o progresso ao nível das regiões e
comunidades. Esta relação é, portanto, o ponto fulcral da compreensão entre os
povos e um fator essencial para o crescimento e transformação económica,
cultural e social.
O Enoturismo é
um fenómeno típico da civilização contemporânea, fruto do desenvolvimento dos
meios de produção do vinho e do próprio turista e um importante segmento
estratégico para o desenvolvimento dos destinos turísticos. A motivação de
viajar e o interesse por explorar todas as vertentes relacionadas com o vinho,
por parte dos visitantes, é importante para diversificar as atividades ligadas
à produção vitivinícola e essencial para o desenvolvimento económico local. Assim
sendo, a evolução e os requisitos dos turistas apontam para uma necessidade de
diversificação dos produtos que existem no mercado, divergindo, de facto, de um
turismo associados a sol e praia, uma vez que este se consolidou como imagem de
marca do turismo nacional ao longo dos anos.
Ambiciona-se que
esta oferta variada do turismo seja feita por meio de apostas objetivas de
qualidade, tendo em conta a valorização das culturas locais através de produtos
turísticos dessa origem. O fato dos produtos turísticos de Enoturismo serem aprimorados
para um nicho de mercado bastante preciso, implica que seja fundamental que
estes estejam associados a uma atividade vitivinícola dinâmica e integrada numa
lógica de cooperação. Nesse sentido, as vantagens ligadas ao Enoturismo vão
muito além do consumo de vinho e das visitas às adegas, posto que integra
vários fatores de desenvolvimento regional, criando valor e estimulando o
comércio local.
Há, portanto, um
maior desenvolvimento económico para o setor vitivinícola, a par de permitir
divulgar as potencialidades das regiões onde é oferecido este produto turístico,
bem como expandir o aproveitamento turístico do território em causa, quer em
termos de serviços, quer em termos de património. No caso do nosso país,
Portugal, este tipo de turismos atua de forma positiva na criação de postos de
trabalho e é responsável por gerar receitas essenciais para a economia
nacional.
Assim, a elaboração
e execução de estratégias turísticas que beneficiam o Enoturismo foi essencial
para a sua difusão e para a sua consolidação, como aconteceu no caso de
Portugal, onde o Douro e o Alentejo são as regiões onde se concentra um maior número
de espaços dedicado ao Enoturismo, mas também há uma infinidade de vinhos
produzidos na região de Lisboa, nomeadamente em Montijo, Palmela e Setúbal.
Por fim, é de
salientar que o Enoturismo é um tipo de turismo que se situa fora das grandes
áreas metropolitanas e, consequentemente, assume um papel importante nas
regiões menos favorecidas. Observado desse ponto de vista, assume um papel
fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável de regiões localizadas
no interior do país.
Bruna Ferreira
[artigo
de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e
Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
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