quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O POTENCIAL DO ENOTURISMO

As impressões trocadas entre os turistas e a população residente nos locais visitados comprova que o turismo é fundamental para o progresso ao nível das regiões e comunidades. Esta relação é, portanto, o ponto fulcral da compreensão entre os povos e um fator essencial para o crescimento e transformação económica, cultural e social.
O Enoturismo é um fenómeno típico da civilização contemporânea, fruto do desenvolvimento dos meios de produção do vinho e do próprio turista e um importante segmento estratégico para o desenvolvimento dos destinos turísticos. A motivação de viajar e o interesse por explorar todas as vertentes relacionadas com o vinho, por parte dos visitantes, é importante para diversificar as atividades ligadas à produção vitivinícola e essencial para o desenvolvimento económico local. Assim sendo, a evolução e os requisitos dos turistas apontam para uma necessidade de diversificação dos produtos que existem no mercado, divergindo, de facto, de um turismo associados a sol e praia, uma vez que este se consolidou como imagem de marca do turismo nacional ao longo dos anos.
Ambiciona-se que esta oferta variada do turismo seja feita por meio de apostas objetivas de qualidade, tendo em conta a valorização das culturas locais através de produtos turísticos dessa origem. O fato dos produtos turísticos de Enoturismo serem aprimorados para um nicho de mercado bastante preciso, implica que seja fundamental que estes estejam associados a uma atividade vitivinícola dinâmica e integrada numa lógica de cooperação. Nesse sentido, as vantagens ligadas ao Enoturismo vão muito além do consumo de vinho e das visitas às adegas, posto que integra vários fatores de desenvolvimento regional, criando valor e estimulando o comércio local.
Há, portanto, um maior desenvolvimento económico para o setor vitivinícola, a par de permitir divulgar as potencialidades das regiões onde é oferecido este produto turístico, bem como expandir o aproveitamento turístico do território em causa, quer em termos de serviços, quer em termos de património. No caso do nosso país, Portugal, este tipo de turismos atua de forma positiva na criação de postos de trabalho e é responsável por gerar receitas essenciais para a economia nacional.
Assim, a elaboração e execução de estratégias turísticas que beneficiam o Enoturismo foi essencial para a sua difusão e para a sua consolidação, como aconteceu no caso de Portugal, onde o Douro e o Alentejo são as regiões onde se concentra um maior número de espaços dedicado ao Enoturismo, mas também há uma infinidade de vinhos produzidos na região de Lisboa, nomeadamente em Montijo, Palmela e Setúbal.
Por fim, é de salientar que o Enoturismo é um tipo de turismo que se situa fora das grandes áreas metropolitanas e, consequentemente, assume um papel importante nas regiões menos favorecidas. Observado desse ponto de vista, assume um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável de regiões localizadas no interior do país. 

Bruna Ferreira
 
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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