sábado, 24 de dezembro de 2016

Receitas turísticas em Portugal

As receitas turísticas em Portugal aumentaram 10,3% até outubro, em termos homólogos, atingindo 11 mil milhões de euros, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal e citados pelo gabinete da Secretária de Estado do Turismo.
Em dez meses, as receitas turísticas já ultrapassaram em cerca de mil milhões de euros, o resultado obtido no mesmo período de 2015. A verdade é que, só em outubro, as receitas turísticas em Portugal cresceram 16,8%, atingindo 1300 milhões de euros. Além disso, os dados mostram que os turistas estrangeiros estão a gastar cada vez mais em Portugal.Quando se analisam os dez primeiros meses de 2016, verifica-se que os turistas deixaram diariamente em Portugal 36 milhões de euros, o que representa mais quatro milhões de euros de gastos diários em relação ao mesmo período do ano passado.
Além disso, os dados divulgados pelo Banco de Portugal mostram um alargamento da atividade turística ao longo de todo o ano, com outubro, tradicionalmente um mês de menor atividade, a ser o quarto melhor mês de 2016.
Tendo agora como referência os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, até outubro as dormidas e proveitos turísticos superaram os resultados totais alcançados em 2015. Este ano, Portugal já teve mais quatro milhões de dormidas do que em 2015 e 50% deste crescimento verificou-se fora dos meses da época alta.
O crescimento da atividade turística sente-se um pouco por todo o país, com destaque para os Açores (30%), Madeira (20%), Alentejo (17%), Norte e Centro (13%). Para a secretária de Estado do Turismo, estes valores resultam de uma forte aposta realizada na captação de novas rotas aéreas e operações turísticas ao longo do ano e no aumento da atratividade do destino Portugal.
A realidade é que só este ano, Portugal captou 64 novas operações aéreas, aumentando a oferta em 750 mil lugares, em particular, fora da época alta. Ao mesmo tempo, como já foi referido anteriormente, apostou-se no aumento da atratividade do destino Portugal, diversificando produtos e dinamizando a oferta turística ao longo de todo o ano, nomeadamente através da captação de eventos. Estas são apostas a manter em 2017, a par de um aumento da qualificação e valorização das pessoas que trabalham no turismo, da inovação e de uma promoção cada vez mais focada nos mercados internacionais.
Por último, garantir a comunicação direta com cada um dos mercados está a permitir conquistar novos públicos, como são exemplo os EUA e a Polónia, onde crescemos 20% desde o início do ano, ou a Holanda, onde crescemos cerca de 13%. Estes números são o resultado do forte empenho e dedicação de todos os que trabalham no turismo.
Além de estar a conquistar novos mercados, Portugal está ainda a conseguir registar crescimentos expressivos nos seus mercados tradicionais, como França (17,9%), Reino Unido (9,5%) e Espanha (9,2%) o que é de louvar.

Cristiana Filipa Pereira Novo

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: