segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Tarifas de eletricidade: é desta que diminuem?

Avizinha-se um novo ano e com ele vêm também descidas nas tarifas de eletricidade. É preciso relembrar que a tarifa é uma cobrança facultativa que decorre sempre que há uma utilização de serviços públicos, feita indiretamente pelo estado, através de empresas privadas que prestam serviços em nome do mesmo, e uma taxa é o que se paga ao Estado pela prestação de serviços, ou seja, basicamente, a diferença é que a taxa refere-se apenas ao âmbito público e uma tarifa não.
Apesar das receitas da EDP, e falamos da EDP por liderar o mercado do fornecimento da eletricidade juntamente com a Endesa e a Galp, terem sido menores devido às alterações climáticas deste ano, no entanto o presidente da empresa recusou-se  a aumentar preços pelo facto de serem arbitrados a nível ibérico. Apenas se registaria um aumento do preço caso existisse uma seca a nível ibérico, e por isso espera-se a partir de Janeiro do próximo ano uma redução de 0,2%, o que significa uma redução de 9 cêntimos numa fatura de 45,7 euros (ERSE). São ótimas noticias dado que já desde 2000 que não se verificava uma descida nas tarifas da eletricidade, ano em que se registou uma redução de 0,6%.
Na minha opinião, tudo isto só pode trazer vantagens consigo e ainda um aumento da competitividade neste setor de mercado, apesar de não ser uma poupança notória individualmente visto que são alguns cêntimos mensais que guardamos no bolso e de facto não é nada de abismal, mas, ao fim de um ano, já pode ser um euro ou dois e, a nível nacional, terá efeitos maiores e claramente que os consumidores não têm conseguido acompanhar as subidas de tarifas, taxas, impostos e preços.

Debora Ribeiro Maravilha

Bibliografia:
https://comparador.selectra.pt/fornecedores/ranking

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho] 

Sem comentários: