terça-feira, 19 de dezembro de 2017

União Bancária

O reforço da união bancária é uma das medidas de reforma na zona euro, surgindo de modo a acabar com todos os desequilíbrios externos. Esta visa a criação de um “emprestador de última instância” para efeito da aplicação da medida de resolução e de uma garantia de depósitos dos europeus.
Recuando à crise 2008, que atingiu o seu pico em Portugal em 2010, sabemos que esta demonstrou ligação com o facto de os bancos estarem frágeis e também com contas públicas deficitárias do Estado e, por consequência, também as finanças públicas acabaram por sofrer. É por isso importante não deixar este cenário pairar novamente e para isso deve-se recuperar a confiança dos europeus nos bancos e no euro.
Há então necessidade de uma melhor regulamentação e supervisão do setor financeiro da UE, especialmente na área do euro. A União Bancária, por pressão do G-20, nasce em Novembro de 2014 e foi colocada em prática em 31 de Dezembro de 2015. Em dezembro de 2016, o Conselho iniciou os trabalhos sobre um conjunto de propostas que visam alterar as atuais regras da união bancária. Os principais objetivos consistem em continuar a reforçar a resiliência dos bancos e aumentar a estabilidade financeira na EU.
O objetivo é garantir que o setor bancário na área do euro e na EU, em geral, seja seguro e fiável e que os bancos não viáveis sejam objeto de resolução sem recurso ao dinheiro dos contribuintes. Visa-se, também, reduzir a fragmentação e reforçar a estabilidade financeira
Quais são, afinal, as grandes ameaças que o sistema financeiro global enfrenta? Têm valor de análise a subida dos valores dos ativos imobiliários e dos ativos financeiros? São hoje, em 2017, diferentes os sinais de 2008? Na minha perspetiva, piores situações poderão ser evitadas a longo prazo se começarmos já a erradicar todas as causas que pioram a economia e as expetativas das pessoas.

Debora Ribeiro Maravilha

https://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2017/12/06/a-reforma-da-zona-euro/

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho] 

Sem comentários: