segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Uma boa notícia para Portugal

Na passada sexta-feira, dia 15 de dezembro de 2017, a agência Fitch subiu o rating de Portugal em dois patamares, de BB+ para BBB, cuja perspetiva associada a esta dotação é a de crédito “estável”. De notar que a notação atribuída pela Fitch a Portugal não era alterada desde novembro de 2011. Ora, com dois ratings positivos (a S&P também subiu o rating de Portugal em Setembro), temos o retorno de Portugal aos principais índices de obrigações, o que indica boas perspetivas de investimento em dívida nacional a juros mais baixos.
         Os investidores que debruçaram as suas ações sob a expetativa da Fitch tomar esta decisão agilmente compraram dívida portuguesa a preços mais favoráveis na expetativa de, com esta confirmação, vender mais caro a investidores mais cautelosos. Tendo em conta também que muitos investidores optam não por investir num emitente específico mas sim por investir num índice, se a dívida portuguesa volta a constar em determinado índice, isso leva a que muitos investidores tenham de comparar dívida pública.
         Temos portanto uma ótima notícia para Portugal tendo em conta que se pode financiar nos mercados com uma taxa de juro mais baixa e com forte interesse por parte dos investidores. Acrescentando-se que foi previsto que no ano de 2017 a economia portuguesa entregaria 4,3% do PIB apenas para saldar juros da dívida pública, uma notícia que indique que esta fatia do PIB possa diminuir nos próximos anos é obviamente agradável. É espectável que nos próximos meses recebamos uma boa nova similar por parte das restantes agências de rating tendo em conta o que as outras agencias já anunciaram, mas também tendo presente as melhorias a nível económico que o país tem apresentado nos últimos tempos, que contribuem para um clima de maior estabilidade.

         Ana Isabel Ferreira da Rocha

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho] 

Sem comentários: