O franchising é uma forma inovadora de uma empresa realizar o seu próprio negócio permitindo que terceiros explorem os seus bens e serviços, bem como o uso da sua marca e a implementação do seu próprio estilo de gestão. Este sistema é a forma mais imediata de expandir um determinado produto e associá-lo a uma marca.
Esta negociação entre as empresas mães com outras iniciou-se em grande força nos anos 50, especialmente com o aparecimento da McDonald’s que é nos dias de hoje o maior franqueador do mundo. Esta empresa conseguiu expandir-se em 119 países, sendo um deles Portugal onde possui 142 restaurantes, e emprega 1,7 milhões de colaboradores em todo o mundo.
O produto base desta empresa de franchising é o hambúrguer associado a batatas fritas e refrigerante, mas dada a exploração de cada um dos seus parceiros foi possível integrar este conceito dentro das preferências dos consumidores nacionais. Um bom exemplo disso foi a criação do McBifana e a introdução da sopa nos menus, uma vez que é algo que os portugueses apreciam. É este tipo de gestão pessoal que cada um dos parceiros faz que torna a marca conhecida e original assim como as práticas de marketing usadas, como o caso do famoso slogan “I’m lovin’it”. O franchising exige rigor, pelo que neste caso específico os colaboradores têm formação que ocorre desde a área de segurança e higiene no trabalho até sistemas de informação, liderança e gestão de stocks.
Não só a McDonald’s cresceu graças ao franchising mas sim muitas outras empresas ligadas a outros setores. Este método tem sido essencialmente usado para a expansão de produtos ligados à beleza e cosméticos. Um exemplo de uma empresa que tem sido bem-sucedida no mundo do franchising é a Equivalenza, também conhecida pela “marca branca do perfume”. O seu principal objetivo consiste na criação de novos perfumes e aromas de alta qualidade, praticando um preço acessível. A confiança depositada nesta nova marca tornou possível a abertura de 380 lojas em vários países europeus, sendo um deles Portugal.
APF (Associação Portuguesa de Franchising) surgiu precisamente em 1998 para incentivar o uso desta técnica, para que assim seja possível dar vida a novas ideias e permitir o desenvolvimento das PME’s. Esta associação promove eventos e formações com o intuito de esclarecer o público e angariar potenciais franqueadores e franchisados.
Em suma, o franchising é visto como uma das práticas de negócio mais usadas, que promove a investigação e desenvolvimento de novas ideias e assume como principal vantagem a capacidade de expansão dos seus produtos de uma forma menos dispendiosa, tornando a internacionalização da empresa mais fácil. Dada a situação económica vivida no nosso país, podemos encarar esta prática como um apoio e incentivo para o povo português expandir os seus produtos ou investir em novos projectos.
Ana Isabel Lamas Nunes
Referências:
http://www.apf.org.pt/
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
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