sábado, 30 de outubro de 2021

Turismo

O turismo é um dos setores que gera mais riqueza em Portugal e que emprega um grande número de pessoas. Em finais de 2019/ início de 2020 o mundo foi apanhado de surpresa com a chegada de uma crise sanitária que fez com que a economia mundial e os seus variados setores fossem seriamente afetados. Um desses setores foi o Turismo, principalmente no caso de países como Portugal, em que esta atividade económica estava muito presente.

Segundo os dados da PORDATA, o PIB português diminuiu 7502,2M€ entre o primeiro e segundo trimestre de 2020, consequências da crise sanitária, tendo aumentado nos trimestres seguintes, mas até ao momento deste artigo o PIB português ainda não conseguiu atingir os valores pré-pandémicos. Uma das razões para esta diminuição é o setor turístico, uma vez que corresponde a uma grande parte da riqueza nacional. Se olharmos para os países da Europa, apercebemo-nos que aqueles países que obtiveram uma diminuição mais acentuada do seu PIB são, nomeadamente, aqueles países que mais aproveito retiram do turismo, como a Itália, França, entre outros, mostrando assim a importância do referido setor na economia.

Com a pandemia, houve muitas restrições instaladas, como o encerramento das fronteiras durante vários meses, e as condições para se poder viajar sofreram alteração, que foi desde a apresentação de um teste negativo até à realização de quarentenas de vários dias, aquando da chegada ao destino. Estas limitações levaram a que a procura de viajar diminuísse e, como consequência, com que o Turismo e todas as atividades económicas subjacentes sofressem grandes perdas.

Gráfico 1- Dormidas nos alojamentos turísticos por 100 habitantes

Fonte: PORDATA

No gráfico acima, disponibilizado pela PORDATA, observamos que até 2019 o número de dormidas nos alojamentos turísticos por 100 habitantes tinha vindo a apresentar um crescimento exponencial, especialmente na última década. 2019 foi o ano em que se verificou o maior número desde sempre (682,1). Em 2020, com o inico da crise sanitária, podemos constatar que houve um decréscimo colossal, para uma terça parte (250,5) do número apresentado no ano anterior. Conseguimos com estes dados provar o impacto da pandemia no turismo. 

Para combater esta crise no setor turístico foi aprovado em conselho de ministros um plano de ação, intitulado “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”. Esta proposta tem como estratégia 4 passos: apoiar empresas, fomentar segurança, gerar negócio e construir futuro. O objetivo deste plano é tentar reavivar o turismo e o seu setor em Portugal e de alguma forma aumentar a riqueza portuguesa, e fazer com que o PIB nacional volte para valores pré-pandemia.

No meu ponto de vista, devem ser tomados este tipo de iniciativas, pois o setor precisa de voltar à normalidade, uma vez que foram muitas as pessoas afetadas com estas adversidades, e a economia portuguesa precisa de voltar a crescer.


Ana Margarida Queirós da Costa

[artigo de opinião desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho] 

Sem comentários: