quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Nacionalização do BPN

O Banco Português de Negócios acaba de desaparecer, pelo menos desaparece nos moldes que o conhecemos. Após anos e anos e sucessivas administrações em que se assistiu a uma autêntica delapidação de capital o destino deste banco só podia ser um: a falência, Mas a falência não foi o seu destino pois o governo decidiu intervir e salvou o BPN entregando este fardo duro de carregar à Caixa Geral de Depósitos. Apesar dos esforços da administração liderada por Miguel Cadilhe, a intervenção do governo e a nacionalização do BPN eram as saídas possíveis. Para os clientes deste banco esta salvação parece-me correcta uma vez que os clientes do BPN saem mais tranquilos e protegidos pois não vão perder o dinheiro dos seus depósitos. Mas será justa esta salvação para os accionistas e antigos administradores? No meu ponto de vista não. O buraco financeiro ascende a cerca de 700 milhões de euros e nenhum dos anteriores gestores teve a coragem para dar a cara àquilo que considero um autêntico roubo. Onde estão os antigos gestores? Onde está a Justiça? Onde estão os tribunais? Haverá certamente pessoas que têm de ser responsabilizadas mas, pelo que me parece, a justiça não vai funcionar e, mais uma vez, vão ser os contribuintes a pagar uma factura que não é deles, motivada por erros alheios.
Gostaria de falar também sobre a posição do regulador e supervisor do sistema bancário nacional: o Banco de Portugal. Se calhar não há matéria para comentar a posição do Banco de Portugal até porque essa posição não existiu, ou seja, a regulação falhou e falhou porque foram vários os problemas, os esquemas e as transacções obscuras do BPN a que o Banco de Portugal fechou os olhos durante anos até porque, não foi a crise financeira actual que lançou o BPN para o buraco. Esta crise apenas impulsionou o governo a decidir-se pela nacionalização.
Roberto Simonsen disse um dia: “Optimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior.” Estou optimista em relação aos novos administradores porque espero que eles estejam confiantes.

Daniel Ricardo Guimarães Soares
o_mail_do_daniel@hotmail.com

(artigo de opinião)

Sem comentários: