domingo, 16 de novembro de 2008

Queda do Euro – Dólar reconquista o estatuto de moeda refúgio

Nos últimos meses, o euro tem perdido terreno face ao dólar e a outras divisas. Segundo os especialistas, esta tendência vai continuar. O iene e o franco suíço são algumas das moedas que tem vindo a valorizar-se face ao euro, pois têm sido beneficiados com a forte aversão ao risco instalada nos mercados financeiros.
Jean Claude Trichet, responsável do Banco Central Europeu, disse que o estado da economia da Zona Euro “abrandou significativamente”. A par disso, o FMI reviu em baixa as suas previsões de crescimento global para o ano de 2009.
No dia 6 (quinta-feira), o BCE esteve reunido e desse encontro resultou uma redução dos juros para 3,25%, devido ao enfraquecimento da economia. De acordo com a maioria dos especialistas, este não será o último corte a que vamos assistir ainda este ano. As perspectivas de cortes de juros por parte do BCE, estão a penalizar a moeda única da Zona Euro.
Guy Quadren, membro da autoridade monetária da Zona Euro, afirmou que, o BCE deverá reduzir as suas estimativas para o crescimento económico e para a inflação “substancialmente” no próximo mês. Com a inflação a cair, a autoridade monetária tem mais possibilidades para um corte de juros para estimular a economia. Caso o corte futuro das taxas de juro se verifique, o retorno dos investimentos em euros será menor, reduzindo a sua procura, e consequentemente uma desvalorização da divisa.
Os receios relativos á deterioração do clima económico mundial, fazem com que os investidores procurem segurança e comprem a divisa da maior economia do mundo.
Com a crise a agravar-se e o diferencial dos juros a diminuir, o dólar parece ter voltado a assumir o seu papel como moeda refúgio a nível mundial. Agostinho Leal Alves, analista financeiro do BPI, realça essa ideia argumentando que, a moeda americana reconquistou o papel de moeda refúgio, devido ao arrastar da crise, com o “agravamento da aversão ao risco e da turbulência financeira, alta volatilidade e incerteza acrescida”.
O dólar tem tendência para continuar a apreciar ainda mais, por várias razões, vejamos: o diferencial de taxas de juro deverá continuar a evoluir favoravelmente ao dólar, uma vez que a Fed já está perto do fim do ciclo de descida de taxas de juro, enquanto os demais principais bancos centrais ainda deverão efectuar vários cortes, na tentativa de obter alguma estabilidade económica e financeira; em situações de grande debilidade da economia global, como é presente, o dólar é o activo de refúgio por excelência, pelo facto da economia americana desfrutar do estatuto de economia predominante no mundo.
Porém, a depreciação do euro pode representar uma boa oportunidade de investimento. Para isso, basta acertar nas divisas que podem ganhar á moeda única, e investir em activos nelas denominados. Depósitos a prazo em dólares, fundos de investimento ou investimento directo no mercado cambial são alguns dos produtos em que pode investir para beneficiar com a subida do dólar e, assim, diversificar a sua carteira de investimentos.

Sílvia Tatiana de Sousa Pais
tatianapais88@hotmail.com

Bibliografia:
- Diário de Noticias, “Euro acentua queda e vale 1,27 dólares após novo corte nos juros”
- Jornal Negócios, “ Queda do euro”
- BCE: http://www.ecb.int/mopo/html/index.en.html
(artigo de opinião)

Sem comentários: