sábado, 16 de setembro de 2017

A importância da Responsabilidade Social das Empresas

A atividade das empresas tem repercussões positivas e negativas no meio social, ambiental e económico. Desta forma, torna-se primordial percebermos o que é a Responsabilidade Social das Empresas (RSE), e os motivos pela qual ganhou importância.
         Durante o inicio da década de 70, a RSE começou a ganhar mais espaço na Europa, particularmente em Inglaterra e França, dando origem à publicação do primeiro Balanço Social em França pela empresa Singer, no ano de 1972. Este país, a 12 de Julho de 1977, com a lei 77.769, acabou por ser pioneiro na obrigatoriedade da elaboração e publicação do Balanço Social de empresas que empregassem mais de 750 trabalhadores.
Desde o início do ano 2000 que a Comissão das Comunidades Europeias tem incentivado o desenvolvimento da RSE, onde em 2001 definiu como sendo “a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e na sua interação com outras partes interessadas. Ou seja, as empresas incorporam práticas socialmente responsáveis, de forma voluntária, e funcionam como promotores do desenvolvimento das sociedades onde se integram. Desta forma, a RSE deve ser considerada como qualquer outro investimento que as empresas façam e não como um custo, sem deixarem de ser economicamente sustentáveis.
O novo comunicado sobre a estratégia atualizada 2011-2014 enfatiza “a responsabilidade das empresas pelos seus impactos na sociedade”. A 3 de Março de 2010, foi apresentada pela Comissão Europeia a “Europa 2020-Estratégia para um crescimento sustentável e inclusivo”, onde os objetivos eram: a redução de 20% de emissões de gases de efeito de estufa relativamente aos níveis de 1990; avançar no sentido de aumentar em 20% a quota de utilização de energias renováveis no consumo final energético; e o incremento de 20% em eficiência energética. Esta estratégia ambiental ficou conhecida como a estratégia 20/20/20.
É importante realçar que a RSE vai além dos requisitos legais e reguladores económicos, contribuindo assim para o desenvolvimento das sociedades através da melhoria da qualidade de vida. Desta forma, a empresa demonstra que não pensa apenas em atingir os seus objetivos, mas tem em consideração o bem-estar da sua geração, assim como o bem-estar das gerações futuras.
Uma empresa socialmente responsável deve não só respeitar os direitos dos seus trabalhadores, como também proporcionar melhorias contínuas na sua qualidade de vida, tanto a nível profissional como pessoal. No caso de recorrer a mão-de-obra de outros países, nomeadamente de países em desenvolvimento, as empresas devem ter preocupação com as condições de trabalho, evitando recorrer à exploração de mão-de-obra e garantir que paga por ela o justo valor.
Com o intuito de incentivar padrões de produção e consumo sustentáveis, foram criados uma série de instrumentos de certificação, de forma a comprovar práticas de ações de responsabilidade social. Uma empresa socialmente certificada apresenta maior credibilidade e reputação no mercado. A China é o país com o maior número de empresas certificadas, 39, seguindo-se a Itália, com 34, e o Brasil, com 28. Em Portugal apenas uma empresa é certificada, a qual desenvolve projetos de apoio às comunidades de Timor e Angola, onde recorre a mão-de-obra.
Torna-se evidente que a RSE é algo que deve ser inerente à criação de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Carla Susana Peixoto Teixeira

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: