terça-feira, 26 de setembro de 2017

Veículos elétricos, a mudança que se aproxima

Começaremos pela pergunta fulcral, o que é um veículo elétrico?
Existe uma variedade imensa de veículos elétricos, que podem ser ligeiros ou pesados, automóveis, motos, quadriciclos, triciclos, bicicletas, tuk-tuk e até mesmo skates, segways e monociclos. Todos estes veículos sobressaem por utilizarem um meio de locomoção não poluente, não emitindo quaisquer gases nocivos para o ambiente, nem algum tipo de ruído considerável, ou seja, zero emissões.
Atualmente, já existem empresas que se distinguem na comercialização de veículos elétricos, entre elas, a ZEEV (Zero Emission Energy Vehicles) - energy in motion. A ZEEV é uma empresa fundada em Portugal, especializada na oferta de mobilidade elétrica para os seus diferentes clientes. Uma componente que achei interessante enquanto descortinava o sítio da ZEEV é que esta empresa tem três diretrizes: o Compromisso deles é garantir a melhor qualidade possível; a sua Missão é fornecer mobilidade elétrica associada a energia renovável e sustentável; e o principal Objetivo é tornarem-se os melhores e principais operadores nos mercados onde estão inseridos.
Mas porque é que empresas como a ZEEV irão causar mudanças a nível global?
Há 10 anos, a Apple lançou o iPhone e alterou completamente o paradigma das comunicações. Atualmente, com o aumento da popularidade dos veículos elétricos, bem como da tecnologia de condução autónoma e das novas ferramentas de mobilidade, como a aplicação Uber, a indústria petrolífera corre o risco de se tornar cada vez mais limitada e perder o domínio total do mercado automóvel, uma vez que a procura por petróleo irá diminuir nas próximas décadas. Portanto, uma vez que as componentes da mudança já existem, a resposta a esta pergunta torna-se simples.
Assim, estima-se que a mudança para veículos elétricos deverá ser responsável por uma diminuição de oito milhões de barris na procura diária de petróleo até 2040. Contudo, apesar da grande perda que irão sofrer, as grandes empresas petrolíferas, como a Saudi Aramco e a Exxon Mobil conseguem grandes receitas, resultantes da transformação de petróleo noutros produtos químicos, da venda de gás natural e geração de energias provenientes de fontes renováveis. O que pode constituir uma vantagem com a mudança para os veículos elétricos.
Em conclusão, as indústrias petrolíferas podem tirar partido da mudança que se aproxima e prepararem-se da melhor maneira para responderem de uma forma eficaz e efetiva. Por outro lado, a indústria dos veículos elétricos ainda tem um longo caminho a percorrer, não porque não esteja apta para tomar o controlo, mas por questões regulatórias, legais e de ética.

Maria Inês Dias Pinto

http://www.zeev.pt
http://plugandplay.zeev.pt/portugal2017anoeletrico/
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/carros-eletricos-serao-catalisador-de-mudanca-em-todo-o-mundo-212111

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: