quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Todos os caminhos vão dar a Portugal

Como sabemos, o turismo tem vindo a desenvolver-se cada vez mais e melhor em Portugal. Frequentemente, temos sido bombardeados com notícias no telejornal, na rádio e nos jornais de que o turismo está a crescer e com referências aos impactes positivos que isso trás para a nossa economia.
São inúmeros os chineses, holandeses, alemães, suecos,... que procuram o nosso país como destino. Na realidade, quando um chinês procura uma praia para passar férias, no motor de busca imeditamente aparece uma das nossas melhores praias, quando uma holandesa procura uma univerisade para estudar, de seguida encontra como opção uma das nossas melhores universidades e quando um japonês procura um sítio com muita natureza? Portugal, com certeza!
Mas... A que se deve esta explosão de turistas em Portugal? Bem, muitas são as tentativas de explicar o porquê do nosso sucesso, porém, por trás de cada vez maior visibilidade existe uma estratégia planeada ao detalhe pelo Turismo de Portugal, que consiste em tornar o país viral nas redes sociais, invadir a internet e entrar nas escolhas dos turistas. O Google tornou-se o nosso melhor amigo nesta jogada. É certo que os ataques terroristas em países como a Tunísia, Egipto e Turquia fizeram com que muitos turistas eliminassem estes países dos seus destinos e optassem por outros. Contudo, não podemos retirar o mérito a Portugal.
E os resultados estão á vista de todos: o setor rendeu, este ano, quase 8 mil milhões de euros até à data, um valor que está acima 23% relativamente ao do ano passado. Só nos três primeiros meses deste ano foram criados mais de 37 mil postos de trabalho (devido ao crescimento de 11,5% do turismo português), quase tantos como em 2016.
Entre 2005 e 2015, o país cresceu sempre mais que os vizinhos, o número de voos e de passageiros duplicou e o número médio de dias de estadia subiu de 3,1 para 3,8 dias, em dez anos.
O Ministro da Economia alega ainda que: “ O turismo está a cresecer mais em receitas do que em número de turistas, o que quer dizer que está a crescer em qualidade.” E mais importante, o turismo está a perder a sua sazonalidade. Para além disso, destaca-se também o papel que o turismo teve na balança de serviços, com o crescimento das exportações de serviços de turismo de 9,7%, em 2016. O alojamento e a hotelaria aumentaram a sua qualidade e a sua oferta, e a tendência é para melhorar cada vez mais.
Assim, por tudo o que foi referido anteriormente é fácil perceber que o turismo em Portugal tem vindo a destacar-se da melhor forma e as previsões são de continuar neste ritmo. O crescimento do turismo permitiu aumentar os postos de trabalho, melhorar as nossas contas e dinamizar a economia. Nunca antes tivemos o turismo a crescer tanto e com tanta qualidade. Por isso mesmo, é caso para dizer: “Abençoado turismo”.
Ana Cláudia Faria Gomes

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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