Como
sabemos, o turismo tem vindo a desenvolver-se cada vez mais e melhor em Portugal.
Frequentemente, temos sido bombardeados com notícias no telejornal, na rádio e
nos jornais de que o turismo está a crescer e com referências aos impactes
positivos que isso trás para a nossa economia.
São
inúmeros os chineses, holandeses, alemães, suecos,... que procuram o nosso país
como destino. Na realidade, quando um chinês procura uma praia para passar
férias, no motor de busca imeditamente aparece uma das nossas melhores praias,
quando uma holandesa procura uma univerisade para estudar, de seguida encontra
como opção uma das nossas melhores universidades e quando um japonês procura um
sítio com muita natureza? Portugal, com certeza!
Mas... A
que se deve esta explosão de turistas em Portugal? Bem, muitas são as
tentativas de explicar o porquê do nosso sucesso, porém, por trás de cada vez
maior visibilidade existe uma estratégia planeada ao detalhe pelo Turismo de
Portugal, que consiste em tornar o país viral nas redes sociais, invadir a
internet e entrar nas escolhas dos turistas. O Google tornou-se o nosso melhor
amigo nesta jogada. É certo que os ataques terroristas em países como a
Tunísia, Egipto e Turquia fizeram com que muitos turistas eliminassem estes países
dos seus destinos e optassem por outros. Contudo, não podemos retirar o mérito
a Portugal.
E os
resultados estão á vista de todos: o setor rendeu, este ano, quase 8 mil
milhões de euros até à data, um valor que está acima 23% relativamente ao do
ano passado. Só nos três primeiros meses deste ano foram criados mais de 37 mil
postos de trabalho (devido ao crescimento de 11,5% do turismo português), quase
tantos como em 2016.
Entre 2005
e 2015, o país cresceu sempre mais que os vizinhos, o número de voos e de
passageiros duplicou e o número médio de dias de estadia subiu de 3,1 para 3,8
dias, em dez anos.
O Ministro
da Economia alega ainda que: “ O turismo está a cresecer mais em receitas do
que em número de turistas, o que quer dizer que está a crescer em qualidade.” E
mais importante, o turismo está a perder a sua sazonalidade. Para além disso,
destaca-se também o papel que o turismo teve na balança de serviços, com o
crescimento das exportações de serviços de turismo de 9,7%, em 2016. O
alojamento e a hotelaria aumentaram a sua qualidade e a sua oferta, e a
tendência é para melhorar cada vez mais.
Assim, por tudo o que foi referido anteriormente é fácil perceber
que o turismo em Portugal tem vindo a destacar-se da melhor forma e as
previsões são de continuar neste ritmo. O crescimento do turismo permitiu
aumentar os postos de trabalho, melhorar as nossas contas e dinamizar a
economia. Nunca antes tivemos o turismo a crescer tanto e com tanta qualidade.
Por isso mesmo, é caso para dizer: “Abençoado turismo”.
Ana Cláudia Faria Gomes[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
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