sexta-feira, 29 de outubro de 2021

“Uma sociedade de consumo”

O consumismo, caraterístico da conhecida como “sociedade de consumo”, é entendido como um ato compulsivo que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada bens, mercadorias e/ou serviços, sem refletir sobre a real necessidade de fazer essa compra. Atualmente, a sociedade reconhece o consumo como um sinónimo de felicidade e bem-estar, e até mesmo de prestígio e status, no entanto consumo e consumismo são termos distintos. Enquanto que o primeiro está associado ao ato de consumir, necessário a todos os seres humanos, o segundo está associado à “doença”, neste caso uma possível perturbação mental, na medida que remete para o consumo excessivo e alienado.

A principal causa destes comportamentos são o marketing das empresas e as mensagens publicitárias que tem gerado uma população consumista e alienada que impossibilita os indivíduos de terem pensamentos e ações próprias, os quais são diretamente influenciados pelos modelos e padrões de vida reproduzidos pelos meios de comunicação como televisão, jornais, revistas e a internet, que é atualmente o meio mais utilizado para publicidades e divulgação de novas marcas e produtos, principalmente por entre os mais jovens. Isto trouxe diversos problemas para as sociedades modernas, como o desenvolvimento de doenças relacionadas com o consumo, o sentimento de impotência dos consumidores, a insatisfação, isto porque o ser humano encontra a felicidade no “ter coisas” ao invés do “ser”, criando estereótipos e preconceitos sobre a imagem. Por outro lado, temos também a globalização, uma vez que ela faz com que diferentes produtos sejam facilmente encontrados em todas as partes do mundo e à distância de um click.

As críticas sobre a sociedade de consumo direcionam-se também para a parte ambiental. Afinal, um dos efeitos do consumismo é a ampliação da exploração dos recursos naturais para a criação de matérias-primas com vista à fabricação de mais e mais mercadorias. Com isso, há a devastação das florestas e o esgotamento até mesmo dos recursos renováveis, tais como a água potável e o solo. Além disso, os recursos não renováveis vão tendo os dias contados para a escassez completa, tais como as reservas de petróleo e de diversos minérios utilizados para a fabricação dos mais diferentes produtos utilizados pela sociedade.

Um dos aspetos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas, fazendo com que o consumidor compre um novo produto em breve. Assim, aumenta-se o consumo, mas também se aumenta a procura de recursos naturais e maximiza-se a produção de lixo, dando-se cada vez mais enfase à problemática ambiental associada a esse processo.

Por fim, temos o outro lado da moeda, o lado da Economia, que tem bastante a ganhar com todo este consumo. Para a Economia, consumismo significa expansão do sistema capitalista e crescimento da produção industrial. No entanto, não só de consumo se faz a Economia de um país. Tudo isto é um longo processo de transformação de matérias-primas e de criação de valor – que são conduzidos por investimentos e  poupanças.

Antes de ser consumidor, um indivíduo deve ser produtor. Afinal, de onde vem o dinheiro utilizado para comprar? O dinheiro nada mais é do que um recibo: um papel que recebemos em troca do trabalho realizado. E é apenas assim, após receber esse pagamento, que um trabalhador pode consumir. As nossas procuras como consumidores só são possíveis pela nossa oferta de trabalho/produção a outras pessoas.

Fazendo agora um último apelo: sejamos consumidores conscientes! Há valores que devem falar mais alto e não devemos medir o sucesso e o valor de uma pessoa pela quantidade de sacos com que sai de um shopping ou pelas marcas que usa. O valor das pessoas está naquilo que se é e não naquilo que se tem.

 

Márcia Alves

[artigo de opinião desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]  

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