quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A Organização Mundial do Turismo define o turismo como sendo as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros.
Como sabemos o turismo é algo que tem um peso na economia portuguesa cada vez maior, embora o mesmo não aconteça no conjunto dos países da União Europeia. Segundo dados recolhidos pela WTTC (World Travel & Tourism Council) vemos que entre o ano de 2002 até ao ano de 2012 o impacto directo do turismo, ou seja, o impacto das actividades ligadas directamente ao turismo (hotéis, restaurantes, agências de viagem) no PIB, decresceu de 3,4% para 2,9%. Embora se estime que até 2022 este valor suba ligeiramente para 3,05%.
Continuando a analisar o impacto do turismo na economia da União Europeia, mas desta vez incidindo no emprego, vemos que este segue a mesma linha do impacto no PIB, isto é, tem decrescido desde o ano 2002. Mais propriamente, entre o ano de 2002 e o ano de 2012 a percentagem de emprego ligado directamente ao turismo decresceu de 3,7% para 3,3%, esperando-se que este número até 2022 aumente para percentagens na ordem das de 2002.
Por fim, analisamos o investimento no turismo em percentagem do PIB. Neste capitulo não há muito a dizer visto que o investimento se tem mantido constante (4,5% do PIB) entre 2002 e 2012 e esperando-se que também se mantenha neste nível até 2022.
Com isto podemos concluir que embora o investimento seja o mesmo, este tem diminuído na união europeia o que me leva a crer uma diminuição de interesse dos turistas do resto do mundo em visitarem alguns países da união europeia.
Felizmente para nós o impacto do turismo no PIB português tem aumentado de ano para ano, fazendo de nós uma das poucas excepções nos países da união europeia. Iremos analisar agora os mesmos parâmetros analisados anteriormente, mas para Portugal.
No que toca ao impacto directo do turismo na percentagem do PIB, utilizando ao dados recolhidos pelo WTTC, vemos que entre 2003 e 2012 o impacto do turismo subiu de 4,85% para 5,4%, estimando-se que este valor aumente ligeiramente até 2022.
Analisando agora a percentagem de empregados que actuam directamente com o turismo vemos uma evolução ao longo dos anos semelhante à do PIB, ou seja, um aumento constante entre 2003 (6%) e 2012 (6,7%), prevê-se que este valor suba para os 7% em 2022.
Finalmente, analisando o investimento feito pelo nosso país no turismo vemos que este segue a mesma tendência analisada anteriormente, ou seja, um crescimento entre o ano de 2003, em que o investimento foi de 5% do valor do PIB, e o ano de 2012, em que o investimento representou 13% do PIB, havendo apenas a assinalar uma pequena quebra no ano de 2006 devido ao inicio da crise nos EUA. No que toca ao futuro, prevê-se que este valor se mantenha constante com os valores de 2011 e 2012.
Como sabemos, Portugal é um país propenso ao turismo, visto ser um país com uma enorme costa com praias, lugares com muitas história e até zonas que proporcionam turismo rural. Ora, com isto em mente acho que Portugal está a seguir o caminho certo ao investir cada vez mais no turismo o que depois se nota na percentagem do PIB que resulta do impacto directo do turismo.

João Moura

[artigo de opinião desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: