segunda-feira, 19 de março de 2012

O impacto da inovação

A inovação tem surgido como uma prioridade, com cada vez maior relevância, tanto nas políticas públicas como na estratégia das empresas. Esta surge, então, como um elemento crucial para o processo de crescimento sustentável da economia, levando ao aumento da produtividade interna e a uma maior competitividade a nível internacional das empresas. Não é por acaso que as mais conceituadas empresas a nível mundial (Nokia, Apple, Microsoft, Google, entre outras) tenham uma forte característica em comum: a inovação.
Assim, as empresas inovadoras são aquelas capazes de recorrer à inovação para diferenciar os seus produtos ou serviços daqueles que são oferecidos pelos concorrentes. Além disso, as empresas inovadoras são as que mais se preocupam com a capacidade dos seus colaboradores. Estas devem gerar novos conhecimentos que se possam converter em inovações.
A criação de inovação pode aumentar consideravelmente a competitividade de uma empresa, melhorando o seu desempenho e a sua eficiência na realização das operações produtivas. Segundo Porter (1989), as empresas atingem a vantagem competitiva através do aumento da produtividade, que se dá por meio de inovações, decorrentes de novas tecnologias, novos métodos de formação, novas abordagens de marketing ou aperfeiçoamento dos processos produtivos e de gerência.
Apesar deste ganho em vantagem competitiva, muitas empresas mostram-se reticentes à criação de novos produtos, pois a gestão do processo de inovação é uma actividade complexa que apresenta elevados riscos. Frequentemente, as novas tecnologias não conseguem ser transformadas em novos produtos ou serviços bem sucedidos no mercado. Apesar destes riscos, caso não haja um constante progresso, as empresas estacionárias acabam por serem ultrapassadas pelas empresas que procuram mais, eficientemente, contornar as adversidades e superar as concorrentes.
Então, a produtividade apresenta-se como uma preocupação crescente dos gestores das empresas, para ganhar competitividade no mercado cada vez mais global. Assim, torna-se imperativo que as empresas, do século XXI, estejam preparadas para renovar seus produtos, processos e competências de forma contínua, de maneira a garantir a sua sobrevivência no mercado. 
Segundo Schumpeter (1984), a inovação de um produto origina uma posição monopolista, estando a empresa a produzir ou prestar um serviço único no mercado. Posição esta que permite um acréscimo no lucro, possibilitando, preferencialmente, a realização de novos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, com vista a novas inovações, permitindo a manutenção do monopólio.
Em Portugal, existem muitos discursos sobre a importância da inovação, mas poucas acções concretas são realizadas para promovê-la. Isso deve-se, principalmente, à falta de conhecimento sobre como identificar, captar e desenvolver os recursos humanos, financeiros e tecnológicos necessários para a inovação.
Para concluir, é de salientar uma vez mais, que as inovações poderão possibilitar a expansão económica, dando lugar ao desenvolvimento, ao progresso e à evolução. Levarão ao desenvolvimento da competitividade entre empresas no mercado internacional, à criação de mais postos de emprego e ao aumento das exportações. No entanto, dado o actual contexto de crise em Portugal, é de esperar que este tipo de investimento não seja uma prioridade. Actualmente, as empresas optam em primeiro lugar pela redução de custos, depois, pelo aumento da flexibilidade e, por fim, pela sua capacidade de inovação.

Ana Sofia Ferreira Fernandes


Referências:
Eduardo Coutinho, Fernando Lana-Peixoto, Paulo Z. Ribeiro e Hudson Amaral, “De Smith a Porter: um ensaio sobre as teorias de comércio exterior”, Revista de Gestão USP, v. 12, n. 4, p. 101-113.

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3.º ano do curso de Economia (1.º ciclo) da EEG/UMinho]

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