domingo, 18 de março de 2012

A Problemática da Poupança em Portugal

            A poupança é a parcela de rendimento disponível que não se gasta em consumo imediato, ou seja, corresponde a uma variável económica que depende do nível de rendimentos e do nível de despesas de consumo.
            Nas últimas décadas precedentes à crise financeira internacional, a redução da taxa de poupança em Portugal foi um facto amplamente desacreditado por parte dos especialistas e decisores políticos, o que conduziu a economia portuguesa para uma situação deveras preocupante, visto que teve como reflexo o aumento exponencial do défice e da dívida externa.
            Recuando até à década de 70, constata-se que Portugal ostentava uma taxa de poupança que rondava os 20%, indicando uma garantia de alguma solidez à economia. No entanto, os desenvolvimentos sucedidos nas décadas subsequentes conduziram a taxa de poupança portuguesa para uma tendência decrescente. A adesão de Portugal à Comunidade Económica e Europeia está associada a essa tendência da taxa de poupança, uma vez que, com esta integração, a economia portuguesa presenciou um forte crescimento económico, um melhoramento do nível de vida, uma estabilização nominal como resultado da redução das taxas de juro e inflação, um desenvolvimento do sistema financeiro e do estado social, e uma supressão de restrições no acesso ao crédito. Estas alterações na economia portuguesa geraram choques positivos nas expectativas da população, provocando um aumento do consumo em Portugal para níveis até então nunca alcançados. Como resultado deste crescimento do consumo, assistiu-se ao agravamento do endividamento, gerando vastos problemas na sociedade, sobretudo nos níveis de poupança, que se reduziram para cerca de metade (10%). Desde então, a taxa de poupança testemunhou uma redução contínua até aos dias de hoje (exceptuando o período 2005-2008), acompanhada por um sistema de repartição da segurança social e pelo incentivo ao consumo por via da facilitação do acesso ao crédito, provocando o crescimento do endividamento das famílias de 40% em 1990 para 140% em 2007.
            Associada a esta problemática dos baixos níveis de poupança, Portugal ainda exibe uma elevada concentração da poupança. Na prática, a economia portuguesa depara-se com uma situação em que um quinto das famílias é responsável pela grande maioria da poupança feita no país. Ou seja, 90% da poupança das famílias portuguesas é realizada apenas por 20% dos agregados familiares. Contudo, por outro lado, verifica-se que 30% das famílias ostentam uma taxa de poupança negativa, isto é, gastam mais do que ganham, o que incita o aumento do endividamento.
            Como consequência desta reduzida taxa de poupança, os portugueses vivem momentos críticos, pois vêem em risco as suas reformas, a estabilidade dos seus padrões de consumo ao longo da vida e o financiamento de consumo em períodos de quebra incerta do rendimento.
            Assim, para se solucionarem os problemas que derivam destas questões, Portugal precisa de estimular o aumento da poupança. Com esse intuito, a economia portuguesa terá de promover a literacia financeira dos portugueses e colocar à sua disposição produtos simples e acessíveis que benfeitorizem da inércia que caracteriza os consumidores. Conjugando com estas medidas, o Estado deverá participar na economia, dando importância ao impacto das medidas de política económica sobre a poupança e defendendo a estabilidade e previsibilidade das políticas de promoção de poupança adoptadas.
            De uma forma geral, para que a poupança se torne num hábito desejado e consolidado, capaz de coexistir em equilíbrio e complementaridade com o consumo, será essencial uma estratégia consequente e duradoura, assente na educação e na participação dos agentes económicos e financeiros.

Referências:
Alexandre, Fernando; Aguiar-Conraria, Luís; Bação, Pedro; e Portela, Miguel (2011), “A poupança em Portugal”, NIPE (working paper), EEG/UMinho, Braga..

Márcio David Gonçalves Bermudes

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3.º ano do curso de Economia (1.º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: