quarta-feira, 21 de março de 2012

Sociedade de Informação

Quem hoje não tem um computador ou mesmo acesso á internet? Actualmente não há dúvida que quase toda a gente já acedeu á internet pelo menos uma vez. A sociedade moderna recorre sempre às novas tecnologias, principalmente nas áreas de educação. Os estudantes, sempre que necessitam de informação, recorrem à internet. A sociedade ainda lê com frequência mas tem outro tipo de leitura sendo estes documentos ou artigos oriundos da internet, a prática de ler um bom livro como nos velhos tempos diminuiu bastante. Sem dúvida que posso dizer que vivemos numa “sociedade de informação”. Esta, está em constante mudança e expansão e detém um elevado nível de informação. Contudo, devido a estas características a SI trás modificações sociais (modificação na estrutura ocupacional da sociedade), culturais (globalização cultural com interatividade sem limites) e político-económicas (crescimento de empresas á escala mundial).
Segundo Castells (2000), a sociedade de informação tem as seguintes características: a informação é a sua matéria-prima, isto é, ao contrário do que acontecia no passado, as tecnologias desenvolvem-se para que o homem possa “trabalhar” sobre essa informação; e é flexível, porque possibilita a constante mudança na sociedade/mercado.
Com o desenvolvimento e expansão das tecnologias e também devido á flexibilidade da SI o mercado tornou-se mais eficiente, competitivo e ocorreu uma diminuição da degradação do meio ambiente. Em relação ao capital, a flexibilidade contribui para a adaptação dos trabalhadores, consumidores e produtores através do melhoramento técnico e intelectual de acordo com as progressivas mudanças no mercado de trabalho.
Contudo a SI não detêm apenas vantagens para a sociedade, esta também pode ser caracterizada por discriminação/exclusão quer entre países, empresas ou pessoas devido á informação que detêm. De acordo com Leal (1996) a SI pode ser responsável por desemprego devido á falta de qualificação e perda de comunicação interpessoal associada com a perda de identidade, devido à crescente sociedade virtual. Em relação ao desemprego tecnológico, este deve-se ao aumento de substituições de postos de trabalho por novas tecnologias o que requer da mão-de-obra novas qualificações e readaptação sendo que este período de adaptação pode ser longo.
Outro tema sensível é a educação da SI. Esta actualmente tem um domínio das tecnologias, obtenção fácil e rápida de informação, interactividade e rapidez de mudanças. Nos dias de hoje, a sociedade exige dos estudantes uma maior ampliação da informação, como o domínio de várias línguas, capacidade de interagir com outras pessoas no mundo de trabalho e como reagir aos problemas deste e também exige um espírito criativo e arrojado. Por isso, os docentes têm de repensar num ensino adequado à nova sociedade em que o seu principal objectivo não é transmitir uma grande quantidade de informação mas pensar em maneiras de estimular o aluno a desenvolver habilidades para ajuda-lo a lidar com as informações disponíveis.
A sociedade actual não é estática, está em constante mudança devido principalmente ao desenvolvimento tecnológico.
É claro que é desejável impulsionar a SI, pois ela oferece mais conhecimento, estimula a aprendizagem, tem a capacidade de arranjar soluções para as empresas de maneira a que sejam mais eficazes e amigas do ambiente de maneira a proporcionar o bem-estar coletivo e individual.
Em jeito de conclusão acabo com a declaração política do G8 (Fevereiro de 1995), “ As TIC’s estão a mudar a forma como vivemos: como trabalhamos e fazemos negócios, como educamos as nossas crianças, estudamos e investigamos, nos treinamos a nós mesmos e como nos divertimos. A sociedade de informação não afecta apenas como as pessoas interagem, mas requer também que as organizações tradicionais sejam mais flexíveis, mais participativas e descentralizadas”.

Dulce Silvana Miranda Matos

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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