sábado, 4 de novembro de 2017

A importância do turismo no crescimento económico português

Hoje em dia, Portugal atravessa um excelente período económico. Recentemente, o Banco de Portugal corrigiu as suas expetativas de crescimento, prevendo que em 2017 se registe uma subida do PIB de 2,5%.
Existem vários fatores que explicam o crescimento económico que se tem visto desde o final de 2013, após anos de recessão. Desses fatores, há um que, a par das exportações, foi preponderante para a saída da recessão: o turismo. A prova disso é que a balança de viagens e turismo registou um saldo positivo igual a 8.830,63 milhões de euros em 2016, o que equivale a 4,8% do PIB registado nesse ano (fonte: Pordata).
Contudo, nem sempre foi assim. Em 2000, a balança de viagens e turismo registava um saldo positivo igual a 3.297,60 milhões de euros, equivalente apenas a 2,5% do PIB registado nesse ano. Ao longo dos anos, o saldo da balança em termos do PIB sofreu os seus altos e baixos. De 2000 a 2010, o saldo aumentou de 3.297,60 para 4.648,45 milhões de euros, o que equivale em termos do PIB a uma estagnação, já que quer em 2000 quer em 2010, registou-se o mesmo peso no PIB da economia portuguesa (peso= 2,6% do PIB).
Com Portugal a entrar em ajuda externa, no período troika e pós troika, a situação virou completamente. Registou-se uma subida de 2 pontos percentuais de 2011 (5.171,99 milhões de euros, equivalente a 2,0% do PIB) para 2016 (8.830,63 milhões de euros equivalente a 4,8% do PIB).
Na minha opinião, isto é importantíssimo visto que, como se tem visto, a partir de 2012, sem parar, o saldo comercial português passou a ser positivo, o que não tem acontecido desde há muitas décadas.
O que contribui para este crescimento súbito do turismo? A qualidade dos nossos serviços, como os hotéis; a qualidade dos nossos bens; as nossas praias; as famosas ondas nazaré; entre outros. Isto fez com que o turismo aumentasse vertiginosamente. Há que mencionar também que, fruto dos atentados terroristas, muitos estrangeiros têm escolhido Portugal devido à paz e ao sossego. Ainda recentemente Portugal foi eleito como o melhore destino europeu de 2017. Este prêmio e não só são prova da qualidade inegável dos nossos bens e serviços.
Uma medida que pode ser implementada pelo governo para ajudar os setores do turismo seria acelerar o licenciamento dos empreendimentos turísticos, isto é, a diminuição de prazos e a simplificação da instalação de hotéis em edifícios já existentes, e a possibilidade de abertura dos hotéis quando concluem obras, isto tudo presente no programa Simplex +.
Em suma, Portugal deve continuar a apostar na estratégia de ter uma economia de turismo e de exportação. A gastronomia, os serviços de grande qualidade, reconhecida nacional e internacional, fazem com que este setor do turismo tenha muito potencial.

Paulo Francisco Ferreira Lopes

Nota: Todos os dados mencionados neste texto foram retirados da Pordata

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: