quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Carros elétricos: a tecnologia em favor da humanidade

Antes de tudo é necessário conceituar o que é um veículo elétrico para se entender, de fato, o quão importante é o seu aumento no setor automobilístico. Dessa forma, é elétrico todo veículo que é propulsionado por um motor elétrico, para transportar ou conduzir pessoas, objetos ou um tipo de carga específica. Os carros elétricos diferenciam-se dos veículos usuais pelo fato de utilizarem um sistema de propulsão elétrica e não a solução comum de motor de combustão interna. O motor elétrico usa energia armazenada em baterias recarregáveis, que depois é convertida em energia elétrica para alimentar um motor que fará a sua conversão em energia mecânica, possibilitando que o veículo se mova.
Esse tipo de veículos não emite gases poluentes, como o CO², que é um dos mais prejudiciais ao ambiente, e portando acabou adquirindo status de um dos símbolos da preservação ambiental e de luta contra o aquecimento global.
Para incentivar cada vez mais as pessoas a optarem por estes modelos, alguns governos dão incentivos, como é o caso do governo português, que passou a conceder um cheque no valor de €2.500 no ano de 2017 para quem comprar um carro 100% elétrico, e já anunciou que este incentivo se estende para 2018.
Fruto desses e de outros fatores, a venda de carros elétricos bateu recordes de venda na Europa, atingindo um aumento de 49,1% somente no primeiro trimestre desse ano, sendo que Portugal foi um dos países que mais contribuiu para este crescimento, visto que suas vendas (até julho) aumentaram 129,7% em relação a 2016. Em todo caso, é relevante destacar que a Noruega, Reino Unido, Alemanha e França contabilizam o maior número desses veículos em suas estradas.
O sonho de se ter a maioria dos carros em rodagem sendo elétricos ainda não se tornou realidade, mas está cada vez mais perto, visto que o ser humano está cada vez mais tomando consciência da importância de preservar o meio ambiente, mesmo este não sendo o principal fator para a compra deste tipo de veículos. Como aponta uma pesquisa realizada na Noruega, 67% dos inquiridos indicaram que as razões económicas são a principal razão para se comprar um veículo elétrico, e na segunda posição surge as razões ambientais, com 21% de respostas positivas.
Assim sendo, é bastante nítida a importância do aumento deste tipo de veículo na sociedade, bem como os incentivos dos governos para a aquisição destes modelos. Tal trará inúmeros benefícios para quem compra, como o menor gasto para locomoção, se comparado com um modelo a combustão normal, com manutenção, e também para a sociedade como um todo, tendo em vista a diminuição da poluição sonora, por serem carros mais silenciosos, a não emissão de gases tóxicos e poluentes, contribuindo para a redução de doenças respiratórias e que matam centenas de pessoas todos os anos.

Dimas Barrancos

Referências:
http://www.jornaldenegocios.pt/negocios-iniciativas/cidades-inteligentes/detalhe/noruega-e-o-pais-europeu-com-mais-carros-electricos-porque

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: