quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Investimento Imobiliário em Portugal

O investimento imobiliário em Portugal não pára de aumentar, sendo esta ampliação muito visível, principalmente, na cidade de Lisboa.
Por exemplo, o centro histórico de Lisboa viu um crescimento do investimento de 17% face ao semestre anterior, visto que no primeiro semestre do ano corrente foram investidos 345 milhões de euros e no semestre anterior o valor rondava os 296 milhões de euros.
A diferença no volume investido nestes dois semestres deve-se, provavelmente, ao resultado de uma aposta em imóveis de maior valor visto que o número de imóveis vendidos não foi assim tão distante: em cada semestre, foram transaccionados cerca de 889 imóveis.
Segundo a Confidencial Imobiliário, com base nos dados do Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa (IPCHL), as transações realizadas incluem a “venda quer de prédios, quer de frações, reabilitados ou por reabilitar, nas áreas de habitação, retalho e serviços”. Sendo assim, o investimento médio no primeiro semestre de 2017 foi de 394 mil euros.
Contudo, apesar deste investimento, se recuarmos ao semestre homólogo (primeiro semestre do ano de 2016), houve uma queda “quer no volume de investimento (- 13% face a 395 milhões de euros) quer no número de ativos transacionados (-34% face às 1.345 transações) ”, de acordo com os dados do IPCHL. Desde 2013 que estes dois indicadores não eram ultrapassados.
Com estes dados é possível afirmar que há 6 semestres consecutivos (desde 2014) que, apesar da diminuição de imóveis transacionados, tem havido uma subida acumulada nos preços praticados no centro histórico de Lisboa, de cerca de 67%.
Esta semana, arrancou um projeto libanês no valor de 16 milhões de euros em Lisboa, para a construção de um condomínio projetado para a nova geração.
O aumento do investimento não é só notário na cidade de Lisboa, mas também noutras cidades portuguesas. Por exemplo, em Grândola, vila do distrito de Setúbal, a Vanguard Properties lançou, no início desta semana, o princípio de um projeto imobiliário que ronda os 200 milhões de euros. O projeto tem como objetivo a construção de 200 moradias de várias tipologias, que pretende incentivar clientes nacionais e estrangeiros. Desde 2015 que esta empresa está presente em Portugal e desde então já desenvolveu 14 projetos residenciais em todo o país, com uma área total de 320 mil metros quadrados de construção.
Em suma, é visível o aumento do investimento imobiliário em Portugal pelas empresas do sector e, principalmente, pela capacidade de financiamento dos projectos com qualidade e viabilidade devido à existente procura. Estes dados são positivos para a nossa economia pois proporcionam um aumento da riqueza nacional devido à criação de cidades mais sustentáveis, dinâmicas e atractivas, tanto para turistas como para residentes.

Sérgio André de Oliveira Marques

Sem comentários: