segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Catalunha Independente. Que Futuro?

O que parecia ser uma utopia há alguns anos, está a um passo de se tornar realidade. Tudo depende do dia 21 de dezembro de 2017, dia de eleições …
Quais são, então, as implicações de uma Catalunha independente? A primeira, e a mais importante, para os restantes espanhóis, é o fato da Catalunha representar 20% do PIB espanhol, cerca de 224 milhões de euros em 2016, e 25% das exportações. A Catalunha tem, aproximadamente, um PIB de 210.000 milhões de euros, com 32.000 km quadrados e cerca de 7,5 milhões de habitantes. Os 7,5 milhões de habitantes representam 16,2% da população espanhola, mas se considerarmos a riqueza produzida, o seu contributo é de 20%. A taxa de desemprego nesta região é inferior ao resto do país.
No plano económico, a Catalunha poderia ter condições para se tornar independente, no entanto, como estamos a atravessar uma crise, teria muitas dificuldades em financiar-se nos mercados, já que comparte com o resto de Espanha a dívida pública e também terá que a pagar, mesmo que a independência avance. Não podemos esquecer que, ao separar-se de Espanha e ao tornar-se um estado independente, deixa, também de cooperar com a União Europeia, que por seu lado já fez saber a sua opinião sobre este desejo independentista, ou seja, deixa de ser reconhecida como membro da União Europeia.
Perante este facto, muitas são as empresas do setor financeiro, energético, construção, entre outras, radicadas na região da Catalunha, como, por exemplo, La Caixa Catalunya Banc, Banco Sabadell, Gas Natural Fenosa, Abertis,… que estão a mudar as suas sedes para outras regiões espanholas, nomeadamente Madrid, porque não pretendem perder os laços económicos adquiridos.
A economia Catalã é forte, mas não iria aguentar esta quebra de laços, traduzida numa quebra de mercado (“interno”), da mesma forma que a relação de mercado com o exterior também sofreria pela não inclusão na UE. Para além das contrariedades e custos ligados às novas fronteiras, levanta-se, sobretudo, a questão da moeda, ou seja, a perda do acesso ao euro. Neste sentido, o impacto sobre a economia Catalã seria monstruoso.
Para os pró-Independência, a teoria é diametralmente oposta. Sim, a Catalunha tem condições para ser uma nova Suíça ou Dinamarca. Para eles, a Catalunha está situada numa posição estratégica para o comércio, possui um tecido industrial massivo, uma grande infraestrutura turística e um setor tecnológico em plena ascensão.
Concluindo, uma Catalunha independente não convém a nenhuma das partes, mas como disse um economista “A política é outra coisa; muitas vezes lutas com a parte racional que a Economia te oferece”.

António Carlos Real Querido

https://www.diariocritico.com/pregunta-economica-que-haria-espana-sin-cataluna

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]   

Sem comentários: