sábado, 4 de novembro de 2017

O problema da produtividade

Sempre que os rankings de produtividade são divulgados, Portugal aparece sempre em destaque pela negativa. Porém, existem diversos exemplos de portugueses líderes mundiais de empresas e organizações e ainda em quadros diretivos a nível internacional que evoluíram de multinacionais em Portugal. Os portugueses têm caraterísticas que lhes permitem efetivamente ter sucesso em países mais competitivos, tecnologicamente mais evoluídos e com níveis de produtividade superiores. Portugal é reconhecido como um país com elevada qualidade nos seus recursos humanos e se os portugueses são efetivamente produtivos fora de Portugal, não faz sentido que o não sejam no seu país.
Tendo em conta o nível de produtividade do trabalho por hora ilustrativo de 100 no caso da União Europeia, Portugal em 2016 teve uma produtividade de 68,9. Tendo em conta que a sua produtividade em 1995 era de 67,4, tendo em conta este índice, a produtividade do trabalho por hora, para além de se encontrar baixa comparativamente com a União Europeia, teve um crescimento muito pequeno num intervalo de tempo considerável.
Portugal é o décimo oitavo país com produtividade mais alta no contexto dos vinte e oito países da União Europeia, o que é um resultado bastante mau. 

  
Se tivermos em conta o caso específico da Eslováquia, que em 1995 tinha uma produtividade do trabalho por hora de 47,6 e que em 2016 esse valor passou para 76,8, então esse é um exemplo a seguir ao nível do aumento de produtividade. 
Na minha perspetiva, para que uma pessoa seja produtiva, tem de entregar o máximo no menor tempo possível consumindo o minino de recursos nomeadamente humanos, materiais e tecnológicos e, assim sendo, não é por trabalhar mais horas que será mais produtivo, mas sim se fizer o máximo no menor tempo possível, porque se olharmos para países com elevada produtividade, eles têm um número diário de horas de trabalho reduzido comparativamente com o nosso. Para além disto, deve existir um maior planeamento e delegação de tarefas tendo em conta objetivos claros e concisos quer para o dia-a-dia quer para uma tarefa mais longínqua. Como a culpa não é só de quem delega tarefas, para o nível individual, tem de existir uma forte organização pessoal e foco na sua tarefa.

Ana Isabel Ferreira da Rocha
  
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: