segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Jerome Powell, o futuro presidente da FED

         Em concordância com a antecipação gerada dos últimos dias, o novo sucessor ao cargo de presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos (FED) é o republicano Jerome Powell. Como presidente dos Estados Unidos, coube a Donald Trump a nomeação da pessoa que irá controlar a política monetária de uma das maiores economias do mundo no futuro próximo.
         Powell era membro do Conselho de Governadores do banco norte-americano desde 2012, durante o mandato do ex-presidente Barack Obama. A sua vasta experiência no setor financeiro e, muito provavelmente, por se tratar de um republicano enraizado, foram os motivos apontados para a sua nomeação. A sua antecessora e atual presidente, Janet Yellen, cujo mandato irá terminar no início de 2018, pertencia à lista de candidatos considerados por Donald Trump. No entanto, o ambiente entre Trump e Yellen já se tinha deteriorado desde os tempos de campanha eleitoral pela presidência dos Estados Unidos. Nessa altura, a atual presidente da FED havia afirmado que a vitória de Trump traria consigo instabilidade nos mercados financeiros. Terá sido devido às muitas críticas feitas por Yellen que Trump, mesmo reconhecendo o trabalho realizado até ao momento, preferiu para o cargo alguém mais próximo do seu grupo partidário.
         Existem dois grupos ideológicos predominantes no âmbito da política monetária: ou se promove o crescimento do emprego mantendo as taxas de juro em níveis baixos; ou mantêm-se juros mais altos para controlar a inflação. Enquanto que Yellen é tida como pertencente ao primeiro grupo, por ser apologista de medidas de estímulo à economia, Jerome Powell mantém-se numa perspetiva mais moderada. Ainda assim, sempre apoiou a recente política adotada pela FED, com Yellen no comando.
         Por oferecer uma perspetiva de continuidade, a nomeação de Jerome Powell indica que não haverá grandes mudanças na política da FED, o que, por sua vez, levará a que não haja grandes oscilações no mercado. Assim, os índices da bolsa deverão manter a tendência positiva dos últimos anos. Segundo o próprio, os próximos desafios virão com a reação dos mercados emergentes à subida das taxas de juro, alertando para o alto nível endividamento das empresas.  
         Apenas o tempo dirá o verdadeiro impacto que esta nomeação terá nos mercados. Nos últimos 40 anos, Jerome Powell é o primeiro presidente a FED que não é licenciado em Economia, para além de o seu percurso político já estar marcado por alguma oposição, recebida no momento em que fora confirmado como membro do Conselho de Governadores da FED.


João Manuel Delgado Afonso
Referências bibliográficas
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados//detalhe/mercados-vao-gostar--do-novo-lider-da-fed?ref=carla_pedro_BlocoArtigos
https://eco.pt/2017/11/02/quem-e-jerome-powell-o-novo-presidente-da-fed/

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]  

Sem comentários: