sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mas afinal as dificuldades não são a nível de toda a Europa?

Ora bem, enquanto os altos quadros da Comissão Europeia pedem aos 27 para haver cortes a nível da despesa e custos, estes mesmos, não cumprem os pedidos que eles próprios motivam.
Esta notícia foi revelada pelo “Daily Telegraph”, e a qual captou a minha atenção, uma vez que toca em questões do cariz social e da igualdade entre cidadãos. Parece-me que quem manda não é regulado pelas mesmas razões dos demais. Para ser mais concreto, posso tocar no caso do Sr. Durão Barroso que aquando da Cimeira da ONU para as mudanças climáticas, em Nova Yorque, onde ele e mais 8 assistentes gastaram por noite 780€ nas suites, pois não poderiam ser quartos de hotel normais para tamanhas personalidades públicas que vivem directamente dos dinheiros dos contribuintes. E como já este valor não fosse bastante avultado, a Comissão Europeia tem um limite máximo de 275€ que podem ser gastos por noite em Nova Yorque, mas o valor realmente gasto foi considerado “apropriado” devido à inflação que houve devido à cimeira realizada na cidade, que pelo menos para mim parece estranho pois esse aumento tinha sido na ordem dos 200%.
No total a Comissão Europeia, entre 2006 e 2010, gastou só em viagens em jactos particulares, ou “táxis aéreos” como alguns gostam de lhes chamar, 7.5 milhões de euros, isto a juntar férias em destinos exóticos, para os Srs. Comissários e família, mais festas e jantares, que sai directamente dos contribuintes dos países da União Europeia.
Este facto é desconcertante, mas mesmo assim pouca gente reagiu a estes dados, que para além de incontornáveis são ofensivos para o cidadão comum, e ainda podemos dizer controversos uma vez que para 2012, a Comissão Europeia já decidiu aumentar o seu orçamento em 4.9% face ao ano anterior, que só representa realmente um aumento nas transferências do Estados Membro para a CE, e por consequente um aumento nas contribuições do cidadão para a sobrevivência e “luxos” das entidades europeias que delas usufruem.

Gerson Lemos

[artigo de opinião produzido no âmbito da u.c. "Economia Portuguesa e Europeia", do Curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: