terça-feira, 12 de novembro de 2019

O casamento entre Alojamento Local e a Airbnb

O Alojamento Local (AL) não nasceu do dia para a noite, sempre existiu quando a dupla coincidência de vontades se estabelecia. Olhemos para a história do Sr. Jonh Adams Dix, futuro Mayor de Nova York, que em 1847 desembarcou na ilha da Madeira. Este foi recebido por um padeiro, que tinha uma “Boarding House” onde ficou alojado. O que era chamado de “Boarding House”, em 1847, na atualidade damos-lhe a designação de alojamento local.
O AL levou à criação de um segmento de turismo onde a presença em ambientes históricos, naturais, rurais, de caráter autêntico são valorizados por aquelas que o procuram. Esta procura leva à regeneração de locais das cidades e regiões que outrora foram desvalorizadas, sendo assim um motor no mercado imobiliário.
Mas a grande penetração e crescimento deste turismo deu-se com o aparecimento da Airbnb, que revolucionou a conexão entre o “Host”, aquele que quer disponibilizar a sua casa, e o “Guest”, aquele que vai usufruir da mesma, tornando a ligação mais intuitiva, rápida e transparente.
Em Portugal, podemos constatar o aparecimento do casamento do Alojamento Local com a Airbnb, com o número de dormidas a começar uma tendência de crescimento precisamente em 2008. Nos últimos anos, a partir de 2015, a reboque do crescimento mercado imobiliário, a sua evolução tem sido quase exponencial.
A consumação de parceria entre a Airbnb e o Alojamento Local em Portugal surgiu no dia 1 De Dezembro de 2017, fruto da colaboração com Turismo de Portugal. Esta colaboração permite aos “Host” registarem-se de uma forma automática no portal do Alojamento Local. Existem mais vantagens para ambas as partes como sejam: "Os dados colocados por novos anfitriões vão ser partilhados pelo Turismo de Portugal, o que pode ajudar a detetar se há pessoas a infringir a lei e vamos facilitar a deteção”. Estas são declarações, numa entrevista ao Negócios, do diretor ibérico da Airbnb. Além disso, este acordo permite que a aplicação recolha a taxa turística das cidades.
Este casamento vai de vento em pompa, tendo em 2018 mais de 3,4 milhões de turistas ficado instalados em alojamentos do Airbnb. A empresa assegura ainda que teve um impacto de 2 mil milhões na economia Portuguesa, o equivalente a 1% do PIB Português.

Ricardo Bessa

Referências:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/turismo---lazer/detalhe/airbnb-com-ligacao-directa-ao-turismo-de-portugal

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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