sábado, 28 de maio de 2011

Biedronka

No semestre anterior estive a fazer Erasmus na Polónia e quando cheguei lá presenciei-me com um dos investimentos mais lucrativos de Portugal no estrangeiro, a cadeia de supermercados Biedronka. Até então nunca tinha ouvido falar de tal negócio mas à medida que os dias iam passando fui-me apercebendo da dimensão que aquela cadeia de supermercados tinha na Polónia, apesar de as superfícies não serem muito grandes, a verdade é que as lojas estavam sempre cheias, as filas para pagar eram bastante grandes e os “stocks” das mercadorias esvaziavam em pouco tempo.
Este é o motivo porque vou falar sobre o Biedronka neste artigo, porque em todo o tempo que estive lá este foi um dos factores que mais me impressionou.
Corria o ano de 1997 quando o Grupo Jerónimo Martins, visionando uma grande oportunidade de negócio, compra 243 lojas da cadeia Biedronka. A partir dessa data o crescimento nunca mais parou e hoje possuí mais de 1650 lojas e emprega mais de 28.000 funcionários, sendo o líder destacado no mercado a retalho naquele país.
Percepcionando uma possível mudança no comportamento dos consumidores, semelhante à que aconteceu em Portugal nos anos 70 e 80, onde a maioria do consumo alimentar era da responsabilidade do comércio tradicional (cerca de 90%) e sabendo da fraca concorrência que iriam encontrar, aliado à dimensão do mercado polaco, 39 milhões de habitantes, o Grupo Jerónimo Martins decide então investir neste mercado, o retalho alimentar. Outros factores muito importantes para o sucesso deste investimento foram a adesão à União Europeia da Polónia em 2004, o que contribuiu para uma maior abertura ao comércio externo e a um menor proteccionismo e também o rigor em relação a políticas macroeconómicas por parte do Estado, nomeadamente o baixo défice e endividamento.
A estratégia de mercado, como tive oportunidade de verificar, baseia-se essencialmente por manter os preços baixos comparativamente aos seus concorrentes, dentro de uma gama relativamente pequena e maioritariamente constituída por produtos polacos (900 produtos). Desta forma, conseguem ter uma mais fácil gestão do que os adversários, que têm 100 000 produtos num supermercado, e podem manter os seus produtos sempre mais baixos cerca de 3% a 4%.
Relativamente à minha experiência e ao contacto que tive com os polacos, posso dizer que a maioria das pessoas compra produtos naquele lugar, independentemente da sua situação económica; apesar de considerarem que as condições de higiene não são as melhores, devido aos produtos estarem todos colocados em caixas, em “cima uns dos outros” e à fraquíssima qualificação dos seus trabalhadores.
Para concluir, resta me dizer, que nos primeiros três meses de 2011, O Grupo Jerónimo Martins registou um aumento das suas vendas em 14,7%, o que se deveu fortemente à subida de 22,8% dos supermercados Biedronka na Polónia, representando já 60% das vendas totais do Grupo; e esperando-se que este negócio continue a prosperar nos próximos anos.

Pedro Filipe Parente da Costa

[artigo de opinião produzido no âmbito da u.c. "Economia Portuguesa e Europeia", do Curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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