quinta-feira, 19 de maio de 2011

"Vocational Education and Training"

O conceito de Vocational Education and Training refere-se à tentativa de criação e fomento de carreiras que se foquem num cariz mais prático e não tanto em áreas académicas. Este tipo de educação diz respeito ao desenvolvimento de conhecimento e, fundamentalmente, de habilidades em conexão com formas particulares de emprego e relaciona-se aprofundadamente com o conceito de Lifelong Learning, promovendo não só a formação inicial como a tal formação continuada ao longo da vida.
O know-how é tido, e talvez um pouco na contradição dos últimos anos, como extremamente importante, sobrepondo-se, nesta recente visão do mercado de trabalho, ao conhecimento mais teórico. Esta relevância crescente deve-se seguramente ao desenvolvimento tecnológico. A acrescida complexidade dos processos produtivos requer imensa especialização. A somar a isto, a grande mobilidade que se exige do mercado de trabalho e a competitividade a um nível já global são factores propulsores também deste cariz mais prático e adaptativo que se espera dos trabalhadores.
A falta de especialização pode ser vista como causa do desemprego mais estrutural, uma vez que se a formação do indivíduo for demasiado díspar relativamente às necessidades de qualificação que o mercado transparece, os custos de formação revelam-se demasiado elevados e esses indivíduos não serão empregados.
A existência de um grande número de jovens que ingressam em cursos do ensino superior sabendo já que dificilmente conseguirão um emprego com o mesmo é algo que poderia ser também contornado pelo investimento neste tipo de educação e formação. Deveria existir um maior controlo na oferta a nível de ensino superior e procurar sensibilizar e consciencializar os jovens prestes a ingressar num curso superior para as perspectivas futuras de empregabilidade. Além disto, deveria ser-lhes apresentada e promovida a alternativa de Vocational Education and Training como forma de adquirir competências específicas de um determinado emprego que lhes permitirá destacarem-se nos mesmos. Um futuro académico é visto, muitas vezes, como o único percurso socialmente válido e prestigiado, e isso deve mudar.
A aposta em VET é extremamente importante e integra as medidas relativas a Educação e Formação no comunicado da Troika de 3 de Maio, de forma a incrementar a compatibilidade entre qualificação e aplicação no mercado de trabalho, a eficiência no sector da educação e a qualidade do capital humano português. Uma boa medida à qual deve ser dado um seguimento responsável e frutífero para que não caia no ridículo como caiu o programa Novas Oportunidades.

Natália Silva

[artigo de opinião produzido no âmbito da u.c. "Economia Portuguesa e Europeia", do Curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: