Numa
casa portuguesa fica bem/Pão e vinho sobre a mesa/ E se à porta humildemente
bate alguém/ Senta-se à mesa co'a gente.
Não é novidade para os
portugueses que somos conhecidos como um povo hospitaleiro, com boa cama e boa
mesa para quem recebemos. Já Amália Rodrigues o dizia, como podemos ver na
citação acima reproduzida. É de facto uma das bandeiras atrativas do nosso país
por esse mundo fora.
Portugal enquanto
destino de férias tem tido uma procura crescente nos últimos anos, como os
próprios números o comprovam. O saldo da balança de viagens e turismo em
Portugal, em % do PIB, apresenta valores positivos desde que há registo,
contudo nota-se o início de uma tendência crescente entre os anos de 2010 e
2012, altura em que os valores em percentagem do PIB passam da casa dos 2% para
a casa dos 3%. Portugal apresentava, em 1996, um saldo de 2%, em 2010, um saldo
de 2,6%, em 2012, um saldo de 3,4% e, em 2015, estima-se que o valor fique nos
4,3%.
Nos últimos 6 anos, no
setor do turismo, Portugal tem crescido muito mais do que aquilo que cresceu
desde 1996 até então. Os turistas chegam de toda a parte do planeta, com
destaque para o continente europeu e, em específico, para a Alemanha, Reino Unido
e França.
Retomando a ideia
inicial, o setor da restauração é uma peça fundamental para o setor do turismo,
não só por ser uma atividade inerente ao turismo, isto é, Portugal ao receber
turistas, estes irão, inevitavelmente, consumir na hotelaria e restauração, mas
também pelo prestígio.
Na Exponor, decorreu entre
os dias 27 e 29 de Outubro o evento So
Food So Good – Portugal Taste. É a primeira vez, em Portugal, que se
realiza um evento para os setores da alimentação, panificação, restauração,
hotelaria e afins. Pretende funcionar como ponte de ligação entre a oferta e a
procura, expondo de forma diferenciada os produtos, equipamentos e serviços, e
combinando com a vertente expositiva a vertente demonstrativa através do
contacto direto com Chefs de cozinha
de prestígio nacional e internacional.
Sobre o formato do So Food So Good, a Exponor explica que
“o desafio foi desenvolver um conceito que proporcionasse às empresas uma forma
mais dinâmica e interativa de apresentar os seus produtos, um fator
determinante quando se trata de uma feira do setor agroalimentar”. Esta feira
veio assim colmatar uma lacuna no norte do país por ainda não ter havido um
evento com este alcance e dado que esta é a região do país em que há mais
empresas deste ramo.
No contacto direto com o
evento, foi possível constatar a enorme expansão que o setor está a atravessar
e é de salientar a forte presença dos empresários e produtores transmontanos.
Em suma, Portugal
apresenta-se ao mundo com muito mais do que belas praias e calor: apresenta-se
como um destino turístico completo, com tudo de bom para surpreender os seus
visitantes, seja com a visão, o paladar, o tato, o olfato ou a audição.
Carolina
Maia
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade
curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º
ciclo) da EEG/UMinho]
Sem comentários:
Enviar um comentário