quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Emigrar é a solução?

Olhamos à nossa volta e vemos, todos os meses, milhares de jovens emigrar ou com planos para partir. Não com a satisfação de quem procura novas experiências, mas com a frustração de quem sente que o país onde nasceu não lhe dá nem lhe dará no futuro qualquer oportunidade. Os jovens estudantes estão realmente preocupados com o seu futuro, amedrontados com o facto de não saberem o que os espera quando terminarem a sua educação, e perdidos e inseguros quanto ao que terão de enfrentar.  Será que Portugal lhes dá condições de vida? Será que conseguirão ser bem sucedidos neste país? Será que o investimento realizado na formação vale a pena? Várias questões que estão por responder e que nos remetem para uma solução: emigrar! 
Analisando as estatísticas sobre este importante assunto, a maioria (57%) dos jovens portugueses entre os 15 e os 24 anos admite emigrar ou já emigrou para outro país em busca de emprego, e Portugal perdeu quase meio milhão de jovens (entre os 15 e os 29 anos) numa década (entre 2001 a 2011). Segundo os dados do INE, a população activa com ensino superior está a crescer menos do que a população total com essa mesma formação. Essa diferença pode dever-se  ao facto de existirem jovens que terminam o seu curso e nem entram no mercado de trabalho e nem sequer chegam a procurar emprego no país. Para agravar mais a situação e a má imagem perante a Europa e o mundo, conseguimos registar o maior aumento de emigração de toda a União Europeia entre 2008 e 2012.
A procura de novas e melhores oportunidades profissionais e de um melhor nível de vida são os principais motivos para os jovens saírem de Portugal. Estes querem mais do que um primeiro emprego, vão por uma carreira. No mundo cada vez mais global, ficarão e farão a sua vida de acordo com o país onde a sua formação e qualidade forem reconhecidas. Adaptando-se à vida local. Para Portugal significa muito: estamos perante a perda da tão necessária mão-de-obra qualificada.
Mais importante ainda é salientar que a emigração tem consequências graves para Portugal, contribuindo para o envelhecimento da população portuguesa e a fuga de população com qualificações em idade de trabalhar. É urgente criar programas que invertam este processo e que cativem os nossos jovens qualificados a ajudar o nosso país!

Letícia Freitas Fonseca

Fontes: 
http://expresso.sapo.pt/a-melhor-geracao-esta-de-partida=f770082 

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]  

Sem comentários: