quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Turismo: uma alavanca para o crescimento português

As exportações representam uma parte importante da economia portuguesa, sendo 41% do PIB. Com um mercado interno pequeno, Portugal tem nas exportações uma saída para impulsionar a sua economia. No período de janeiro/julho de 2014, o país teve como principais destinos de suas exportações Espanha (20,2%), França (12,4%), Alemanha (11,4%) e Reino Unido (8,6%). 
A maior parte das exportações portuguesas é para a União Europeia: 70,2% no período de janeiro/julho de 2014. Esse cenário pode causar preocupação para a economia portuguesa, pois uma crise na zona do euro compromete mais da metade das exportações do país. Portugal deve diversificar os seus parceiros econômicos, para a sua economia não ficar dependente de um número pequeno de países.  
Uma das estratégias seria focar em parcerias com os países emergentes, que possuem um grande mercado consumidor. O Brasil, por exemplo, é um dos países com que Portugal pode intensificar as suas relações. O país representou no período de janeiro/julho de 2014 2,3% das exportações de Portugal.  Angola é um país que também deve ser focado, pois no mesmo período representou 4,5% das exportações portuguesas, e no futuro pode ter uma maior participação. 
O Setor de turismo é o principal setor de exportações de bens e serviços do país. O item ‘Viagens e turismo’ representou 13,2% do total de bens e serviços exportados no período de janeiro/julho de 2014 e, em comparação com o mesmo período do ano passado, o setor teve um aumento de 10,3%.  Esse é um setor que o país deve desenvolver mais, aumentando assim as suas exportações e promovendo, por essa via, em uma oxigenação da sua economia. Para isso, o  governo português deve promover investimentos e incentivos para a atração de turistas.
O país possui uma grande diversidade de segmentos do turismo que podem ser explorados, tendo desde destinos litorâneos, como o Algarve  a cidades, como Porto e Lisboa. Outro segmento turístico que o país deve aproveitar é o turismo religioso, pois possui cidades como Fátima e Braga.  Segundo o secretário de Estado de Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, o turismo religioso é um setor que tem um elevado potencial de crescimento e deve ser priorizado no país.

Eduarda Coelho da Silva  
  
Referências:
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/portugal-considera-prioritario-crescer-no-turismo-religioso

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]  

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