domingo, 12 de outubro de 2014

O impacto do aumento das importações em Portugal

Portugal é um país em que há mais importação do que exportação. No ano de 2010, importou 66 mil milhões de euros, sendo 31% das mercadorias vindas da Espanha. As principais mercadorias importadas foram: combustíveis; carros; e produtos alimentares.
Esse ano, a alta nas importações irá pressionar o Produto Interno Bruto, cujo crescimento em 2014 deverá ser de 0,9% e não de 1,1%, de acordo com dados do Banco de Portugal.  Sendo um dos fatores para a economia portuguesa crescer menos do que o esperado no verão.
Era previsto que as importações no país subissem 4,6% em 2014, mas no boletim econômico de outono divulgado pelo Banco Central no dia 8 de Outubro, a previsão é que o valor das importações suba 6,4% no ano de 2014, não sendo este crescimento acompanhado pelas exportações. Este maior dinamismo do comércio internacional levou a um saldo negativo de 527 milhões de euros na balança comercial no trimestre terminado em Julho, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Este desenvolvimento reflete um crescimento homólogo de 1,5% das exportações, frente a um aumento de 4,9% das importações para este período.
O desigual aumento das importações em diversos setores da economia acarretou prejuízos para Portugal. O equilíbrio da balança comercial é de extrema importância para um país, devido aos impactes diretos e indiretos decorrentes do défice, como perda de produtividade, competitividade das indústrias e aumento do desemprego. Apesar de rever em baixa o crescimento e o excedente externo, o Banco Central de Portugal ainda elogia o ajustamento econômico que está em curso.
Luma Aparecida Lima Coelho 

Fontes
Jornal Negócios- Nº  2852 de 09 de Outubro de 2014
http://www.publico.pt/economia/noticia/importacoes-surpreendem-banco-de-portugal-e-forcam-revisao-em-baixa-do-pib-1672248 

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho] 

Sem comentários: