quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A redução do endividamento público Português

Dívida Pública define-se como dívida das administrações públicas. No caso específico, é o valor que o Estado Português deve internamente e externamente, decorente  dos seus diversos compromissos financeiros. Ao contrair dívida hoje, um Estado está a assumir o compromisso de amanhã vir a pagar juros sobre essa sua obrigação. Com isso, Portugal paga por ano, tal como plasmado por exemplo no Orçamento de Estado para 2014, perto de 7,2 mil milhões de euros apenas em juros da dívida pública. Representando cerca de 4,3% do PIB.
O grande arranque da dívida pública portuguesa dá-se a partir de 2000 e não apenas, como na Europa, após 2008. Apenas em Portugal (42,1% contra 40,8%) e Alemanha (10,8% contra -5,9%) o crescimento do peso da dívida pública foi superior ao da dívida privada. Em média, na União Europeia a diferença foi abissal; 0,5% contra 43,4%. 
Na Europa, o crescimento da dívida pública em 2008-2011 parece ser consequência da dívida privada de 2000-2008. Porém, em Portugal há uma autonomia clara do crescimento da dívida pública, que vem de 2000 a 2008.  Já no período pós-crise, embora Portugal esteja entre os países que mais viu crescer a dívida, a diferença é menos marcante: teve um acréscimo de 50,6% contra uma média de 39%, e 3 países (Irlanda, Espanha e Reino Unido) conheceram um crescimento maior.
De acordo com dados do Eurostat para o segundo semestre do ano, a dívida pública de Portugal está nesse momento nos 129,4% do PIB. Sendo a segunda maior entre os países da União Europeia, tendo apenas a Itália (133,8% do PIB) à sua frente no âmbito do cálculo percentual de dívida. Este endividamento é composto por títulos de dívida (65,4% do PIB), empréstimos (56,8%) e liquidez e depósitos (7,2%). 
No primeiro trimestre, a dívida pública situava-se em 131,6% do PIB, o que representa um máximo histórico, enquanto no segundo trimestre do ano passado estava em 131,5%. Todavia, a descida deste valor tem-se mantido. Nos primeiros três meses do ano, o endividamento caiu 2,2 pontos percentuais. Já no que diz respeito aos três meses seguintes, Portugal consegue o terceiro posto. A dívida pública lusa desceu 2,1 pontos percentuais. 
As contas do Governo apontam para que a dívida portuguesa mantenha esta trajectória, já que no Orçamento do Estado está prevista uma descida da dívida pública para 123,7% do PIB, face aos 127,2% antecipados para este ano.
Na União Europeia, a dívida pública agravou-se em um ponto percentual para 87% do PIB, enquanto na Zona Euro a subida foi de 0,8 pontos percentuais para 92,7%. Além de ter o rácio mais elevado, a Itália foi também o país onde a dívida mais se agravou no segundo trimestre sendo 3,1 pontos percentuais.

Luma Aparecida Lima Coelho 

Fontes:
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/irlanda_e_portugal_foram_os_paises_da_ue_que_mais_baixaram_a_divida_publica.html

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: