quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Portugal: um destino turístico reconhecido e evoluído

Turismo, um conceito vago, com diversas vertentes mas com imensa importância em diferentes áreas. Quando falamos neste tema está subjacente uma ligação com, entre outros exemplos, o comércio, a história, a cultura, o emprego e a economia. Cada vez mais é um conceito mundial que em Portugal tem vindo a evoluir, desempenhando um papel cada vez mais importante no seu desenvolvimento.
Portugal, nos últimos anos, tem sido inúmeras vezes distinguido com prémios turísticos reconhecidos mundialmente. Seja pelas suas maravilhosas praias, pela gastronomia, pelos serviços ou pelas magníficas cidades, o nosso país está cada vez mais nas “bocas do mundo”. As distinções obtidas foram-nos concedidas por diversos jornais, revistas, televisões, associações, sites e empresas de turismo de todo o mundo. Este ano, apenas até Setembro, Portugal já contava com mais de 50 distinções, o que contrasta com as 15 que nos foram atribuídas ao longo de todo o ano de 2012. Sem dúvida que 2014 tem sido um ano vitorioso para o país: fomos considerados o melhor país a visitar pela segunda vez consecutiva; o melhor destino de férias por avião na Europa; e, numa avaliação geral, numa escala de 0 a 10 fomos, avaliados em 9.12, o que se torna um ótimo indicador para quem nos procura.
A título particular, temos o Algarve como o melhor destino de Golf, o Alentejo como o melhor destino a visitar este ano e Lisboa, que foi considerada a cidade com maior “valor” da zona euro. Para além destes, tivemos o Porto como melhor destino Europeu bem como o aeroporto Sá Carneiro como o 3º melhor da Europa e os Açores como destino preferido. Portugal foi também distinguido com o prémio “World Travel Awards 2014”, considerado o óscar do turismo.
Todas estas distinções interferem positivamente com a economia e o emprego. Temos 2014 como um “ano de glória” no turismo Português, sendo esperado que, segundo o presidente do turismo em Portugal (João Cotrim Figueiredo), o saldo da balança turística do país atinja os 4% do PIB. Os valores correspondentes ao número de hóspedes entre 2008 e 2012 têm também vindo a aumentar cerca de 2% ao ano, sendo que se encontram muito acima dos valores médios da União Europeia. 
Ao nível do emprego, o turismo permite a empregabilidade de inúmeros cidadãos, sempre conscientes de que, por vezes, só de uma forma sazonal. No entanto, permite também a formação de novos indivíduos em diversas áreas de ação de forma a reaproveitar todos os recursos da forma mais rentável. Recentemente, licenciaturas em turismo têm sido cada vez mais procuradas dado este crescimento de Portugal perante o mundo. O Conselho Mundial de Viagens efetuou um estudo em que uma das conclusões apresentadas era o contributo deste setor no emprego direto, que é de 7,2%, o que se revela um valor muito positivo.
Em suma, será Portugal um país convenientemente aproveitado? Serão todas as nossas valências exploradas da melhor forma? Será possível melhorar a nossa economia apostando no turismo? Considero que muito mais poderia ser feito. Atualmente, temos ao nosso dispor todos os mecanismos de publicidade e divulgação para todo o mundo desta parte do globo com clima e localização geográfica atrativas. O turismo em Portugal é um dos estimuladores económicos mais importantes neste momento, como tal vamos dar a conhecer a nossa cultura e os nossos costumes ao resto do mundo, apostar na inovação no nosso país, nos apoios ao turismo e procurar receber em troca um impacto positivo na nossa economia. 

Maria Inês Chaves Pires

Referências:
www.publico.pt 

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: