domingo, 9 de novembro de 2014

Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação

Empreendedorismo é a criação de algo inovador. Pode ser uma empresa, pode ser um produto ou pode ser um processo. A ideia base é fazer algo de diferente do que existe, ou fazê-lo de forma diferente. Posto isso, é inegável a importância que o empreendedorismo e a inovação têm para o desenvolvimento e aumento da competitividade da economia nacional. Portugal deveria construir uma nova realidade económica, competitiva e aberta ao mundo, baseada em conhecimento e inovação, capital humano altamente qualificado e forte espírito empreendedor. 
Neste sentido, foi criado um Programa Estratégico para o Empreendedorismo e Inovação, designado por +E +I, que visa promover uma sociedade mais empreendedora e alargar a base de empresas inovadoras com uma forte componente exportadora, bem como criar um ambiente favorável ao surgimento de projetos e iniciativas de excelência.
Apesar dos progressos que estas matérias têm vindo a conhecer nos últimos anos, existem ainda dificuldades estruturais, que acarretam impactes negativos na capacidade de recuperação económica. Como exemplo disso temos a insuficiente rendibilização económica da Investigação e Desenvolvimento e o reduzido impacte do capital de risco, que limita as soluções de financiamento de novos projetos e conduz a um peso pouco significativo da ciência e da tecnologia na globalidade da economia.   
De modo a atenuar esses impactes negativos, este programa assenta em quatro pilares fundamentais, que são: o alargamento das competências  da população, incluindo a população jovem e a socialmente desprotegida, das empresas e da Administração Pública; a dinamização da inovação,  designadamente ao nível do produto, processos e tecnologia, por forma a promover a competitividade das empresas portuguesas; estímulo ao empreendedorismo, promovendo um contexto favorável ao surgimento de projetos empreendedores e ao seu sucesso; e promoção destes objetivos através de adequados instrumentos de financiamento, com uma repartição justa dos fundos disponíveis pelas iniciativas de excelência.
Um exemplo real da promoção e apoio ao empreendedorismo e ao investimento é a Câmara Municipal de Famalicão, cidade da qual eu sou natural, visto que lançou, recentemente, um sítio na Internet do projeto Famalicão Made IN, ou seja, é uma espécie de prolongamento do Espaço Famalicão Made IN, o novo gabinete de apoio ao empreendedor criado pela autarquia famalicense. O sítio pretende informar e encaminhar quem deseja iniciar o seu próprio negócio ou pretenda investir em novos projetos empresariais no território concelhio, garantindo uma resposta célere e eficaz. De salientar também que os conteúdos do website estão disponíveis em vários idiomas, o que facilita e simplifica muito o processo a quem quer empreender e investir. 
Em síntese, penso que este Programa Estratégico é essencial para que haja uma maior aposta no empreendedorismo, que, no fundo, é o catalisador de mudança para uma sociedade equitativa, mais justa, mais solidária e, acima de tudo, é um árduo e necessário desafio. De referir também que com este programa é possível uma maior da promoção da inovação e, atualmente, é unânime que é a principal força que impulsiona o desenvolvimento económico do nosso país e o torna mais competitivo.

Tiago Machado
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]  

Sem comentários: