sábado, 15 de novembro de 2014

Desemprego Jovem: um desafio para a União Europeia

Com a crise de 2008, a Europa começou a apresentar índices de desemprego bem elevados. Em 2009, a taxa de desemprego na zona do euro era de 8,9%. Em Portugal não foi diferente: no mesmo período, o país apresentava uma taxa de desemprego de 9,4%. No ano de 2013, a União Europeia apresentou a taxa de desemprego de 11% e para Portugal a taxa no mesmo ano foi de 17%. 
No meio dessa crise, os primeiros a sofrerem com o desemprego são os jovens. Em Portugal, a taxa de desemprego das pessoas com menos de 25 anos foi de 35,2% no mês de setembro de 2014. No mesmo período para União Europeia o percentual foi de 21,6%. Um cenário preocupante ocorre na Espanha, onde, em setembro de 2014, 53,7% da população com menos de 25 anos estava desempregada. A Alemanha é o país que apresenta a menor taxa, sendo de 7,6% no mesmo período. 
Comparando as regiões de Portugal, a mais afetada com o desemprego jovem em 2013 foi a região da Madeira com 51,8% dos jovens com menos 25 anos desempregados. No mesmo ano, a região de Lisboa apresentou o percentual de 45,3% e a região Norte teve 35,4%.
Em Portugal, as mulheres são as mais afetadas com o desemprego jovem. No ano de 2013, 39,6%  das mulheres com menos de 25 anos estavam desempregadas. Enquanto o percentual para os homens foi de 36,7%. Na União Europeia, no mesmo período, ocorreu o inverso: os  homens foram os mais afetados pelo desemprego juvenil, apresentando a taxa de 24,1% e as mulheres tiveram o percentual de 22,7%.
O desemprego jovem é uma grande preocupação para os governantes europeus porque isso ameaça a estabilidade da União Europeia. Está-se criando uma geração que não tem perspectivas claras de melhorias de emprego. Segundo Stéphane Carcillo, economista da OCDE, os jovens encontrarão salários mais baixos durante anos em decorrência da crise. 
Muitos jovens para fugir do desemprego pensam em emigrar. Um estudo internacional encomendado pela seguradora Zurich no ano de 2013 apontou que 57% dos jovens portugueses com idade entre 15 e 24 anos admitiriam emigrar ou já estavam emigrando para outro país em busca de emprego.  A busca de novas e melhores oportunidades profissionais e um melhor nível de vida seriam os principais motivos para a emigração.
Para Stéphane Carcillo, uma importante ferramenta para combater o desemprego juvenil é proporcionar a ligação entre os jovens e o mercado de trabalho o mais cedo possível. Segundo ele, países como a Alemanha e a Áustria, que possuem sistemas de aprendizagem dual, que oferecem experiência de trabalho mais cedo para os jovens, estão conseguindo combater o desemprego juvenil.

Eduarda Coelho da Silva

Referências:

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: