terça-feira, 11 de novembro de 2014

Turism em Portugal

De acordo com a organização mundial do turismo, Portugal é um dos 20 países mais visitados em todo o mundo, sendo que os turistas excedem o número de habitantes, chegando a ser mais de 11 milhões num ano. Portugal é reconhecido mundialmente pela sua gastronomia, sol, prais e herança cultural e patrimonial.
Segundo um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, este setor contribuiu para cerca de 5,8% do PIB e ainda para 7,2% do emprego direto. Estes números são fantásticos quando comparados com a média mundial, que se encontra a cerca de metade (contribuição para 2,9% do PIB e 3,4% para o emprego direto).
São vários os setores do turismo no nosso país, o que faz com que haja uma variedade enorme de atividades e vivências que os turistas podem experimentar. Entre estes setores temos o turismo de sol e praia, residencial, de desporto, rural, de aventura, religioso, entre muitos outros. Mesmo havendo todas estas possibilidades para os turistas, o Algarve é, já há muitos anos, o destino preferido não só de Portugal como um dos preferidos da Europa. Não só esta província do sul de Portugal chama a atenção de quem procura visitar um local surpreendente. Cidades como Lisboa e Porto atraem também muitos visitantes.
A nível económico, esta enchente de turistas tem vários benefícios, não só os referidos anteriormente, como também no comércio. Nas exportações, medidas através dos gastos dos visitantes (incluindo as despesas com transportes), o contributo é de 19,6% face ao total do comércio internacional. Uma percentagem superior à que se verifica na Europa (5,3%) e no mundo (5,4%). 
O papel do sector na recuperação do país já foi sublinhado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no relatório da décima avaliação ao programa português. Mas a instituição liderada por Christine Lagarde também avisou que este bom desempenho está muito dependente da conjuntura dos países de origem dos turistas. 
França, Reino Unido e Espanha são visitantes assíduos e com maior peso. Depois de, em 2013, o contributo do turismo e das viagens para o PIB nacional ter atingido 9.500 milhões de euros, representando 5,8% de toda a economia, segundo os cálculos do WTTC, as previsões para este ano são de um crescimento de 3,6%, com as receitas turísticas a alcançarem 9.800 milhões de euros. Por tudo isto, Portugal tem tido enorme sucesso neste setor, sendo um dos países mais beneficiados pelo turismo, chegando a receber enormes condecorações devido ao seu sucesso. 
Portugal foi eleito pela Condé Nast Traveller o melhor destino do mundo para se viajar em 2013. Paisagem, gastronomia e praias foram os aspetos que mais pesaram na escolha, dando ainda especial destaque à simpatia do povo português. A prestigiada revista fala do "especial encanto que é visível nas tradições do país, com cidades que combinam a modernidade com o peso visível da história, paisagens e praias que nos reconciliam com a Natureza". Também em 2013, o Porto foi eleito pela Lonely Planet como o melhor dos 10 destinos de férias de eleição na Europa. 

Ângelo Rafael Gonçalves Moreira 

Bibliografia
http://www.perambule.com.br/viagem/maiores-e-melhores/os-paises-mais-visitados-91404-1.asp

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: