quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Um “VIVA” ao Turismo

Desde há muito que o turismo tem sido referido como uma atividade e um sector estratégicos para a economia nacional. E de facto é.
Estratégico para o emprego, não só por contribuir para empregar um conjunto significativo da população, mas por, igualmente, permitir a requalificação de profissionais migrantes de outros sectores.
Estratégico para a Economia, não só pela contribuição relevante em termos do PIB, mas também por se apresentar como um dos sectores que mais contribui para as exportações e para a Balança Comercial Portuguesa, sendo o maior exportador de serviços.
Estratégico para o ambiente e para a sociedade pois, adequadamente regulado, poderá constituir-se como um elemento fundamental na protecção do meio ambiente e na valorização do património cultural, e do seu financiamento.
Em Portugal, o turismo tem cada vez maior relevância, representando actualmente um forte contributo para a nossa economia. O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, afirmou que, Portugal "está a ganhar quota de mercado no sector turístico como nunca ganhou.” Afirmou também que 2014 foi um "ano recorde", apontando que o saldo da balança turística no país deverá atingir 7.000 milhões de euros, representando cerca de 4% do PIB.
Um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo mostra que, em Portugal, o contributo do sector para o PIB é de 5,8% e de 7,2% para o emprego directo.
Segundo o relatório das “Tendências e Políticas de Turismo 2014”, Portugal é dos países em que o turismo contribui mais para a economia, representando 9,2% do PIB nacional no ano de 2010. O mesmo estudo revela que, em 2008, o turismo representava também 8,2% do emprego em Portugal. Entre 2008 e 2012, o número de hóspedes, em Portugal, aumentou uma média de 2% ao ano, um crescimento acima da média dos países de toda a OCDE e da União Europeia.
Assim, todo este impacto positivo na economia portuguesa leva-nos a acreditar que o turismo é um setor estratégico para o desenvolvimento da economia nacional e para a criação de emprego, sendo dos estimuladores económicos mais importantes em Portugal, onde, para além do seu impacto na Balança de Pagamentos, no Produto Interno Bruto (PIB) e do seu papel na criação de emprego, investimento e rendimento, é-lhe também reconhecida a função de “motor” de desenvolvimento de outras actividades económicas.
Posto isto, sendo um excelente potenciador da atividade económica, é importante que o país aposte no investimento e incentivos de modo a continuar a atrair ainda mais turistas. Se forem adotadas políticas e incentivos corretos e todos estiverem sensibilizados para o turismo, este pode ajudar na recuperação da economia, criando mais emprego e gerando mais receita.
Por curiosidade, dados disponibilizados pelo Turismo de Portugal afirmam que, no 1º trimestre de 2014 em Portugal, Lisboa encontra-se como o principal destino turístico, seguindo-se a zona Norte e o Algarve. Contudo, é a região do Algarve que representa, a nível nacional, a região com mais incidência de turistas. O mercado inglês surge como o mais significativo para o turismo em Portugal, logo seguido pela Espanha e pela Alemanha, França e Brasil.

Ana Filipa Pereira

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho] 

Sem comentários: