terça-feira, 19 de novembro de 2013

Resultados à vista

A Moodys, agência de notação financeira, assinalou uma melhoria no “rating” nacional, pois a consolidação orçamental está a ter resultados. Perspectiva-se uma queda da dívida pública a partir de 2014, os objectivos para o crescimento económico são cada vez mais positivos e o risco de uma necessidade de reestruturação da dívida é cada vez menor. Apesar do relatório positivo, em que o “rating” da dívida passou de “negativo” para “estável”, este, ainda, continua em Ba3, ou seja, no nível de “lixo”.
      A consolidação orçamental, uma visão positiva para a economia e o apoio dos credores no regresso do país aos mercados têm sido fundamentais para obter este relatório positivo. A Moodys acredita que a dívida pública começa a baixar depois de atingir um pico de 129% do PIB este ano. A consolidação orçamental que se tem vindo atingir é devida ao progresso do Governo em restaurar a solvência financeira, refere o Moodys, assinalando que o Orçamento de Estado apresentado incorpora um défice de 4% do PIB para 2014. Para esse ano, é estimado o primeiro excedente orçamental primário desde 1997, pelo que se estima que o rácio da dívida vai descer em 2014 pela primeira vez desde 2007.
       Em relação à economia, são assinaladas as perspectivas mais positivas depois de quase 3 anos de recessão: o PIB irá crescer cerca de 0.7% em 2014; queda do desemprego em Setembro para 16.3%, depois de em Janeiro ter atingido o recorde de 17.7%; enquanto que as exportações continuam com um bom desempenho. Estas poderão melhorar ainda mais, pois vão começar a tirar partido da recuperação de Espanha (principal parceiro comercial) e da zona euro. Estima-se, igualmente, que as múltiplas reformas estruturais implementadas pelas autoridades vão começar a ter impacto positivo no crescimento da economia.
        O acesso ao financiamento privado é o terceiro factor que explica a melhoria do “rating” da dívida. A emissão de dívida de longo-prazo foi um sucesso e, embora os reembolsos da dívida sejam elevados para 2014 e 2015, é quase certo que a troika vá providenciar mais financiamento, caso seja necessário e o país continue a cumprir as metas do programa de ajustamento. Os riscos de Portugal ter que recorrer a uma reestruturação de dívida com a aplicação de perdas para os privados diminuíram depois da aprovação das autoridades europeias do alargamento dos prazos de maturidade dos empréstimos concedidos ao país.
         Pode-se então verificar que as medidas tomadas por Portugal começam a ter efeito, ao atingir melhorias significativas, podendo, isto, ainda ser melhorado se o Governo continuar a atingir as metas orçamentais, colocando o rácio da dívida pública numa trajectória sustentável de descida. Mas, se Portugal falhar na consolidação orçamental e vir o rácio da dívida pública a aumentar, o “rating” pode descer.

Luís Pedro Mendes Pires

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: