domingo, 1 de outubro de 2017

Internacionalização das empresas: aposta, incentivos e atualidade

A forte modernização das empresas portuguesas nos últimos dez anos tem colocado várias questões no que diz respeito à sua internacionalização. A opinião pública afirma que Portugal tem ótimas condições para apostar no mercado global devido à sua recente modernização em vários setores e ao facto do peso das exportações no Produto Interno Bruto ter subido mais de 10%.
A internacionalização envolve sempre riscos, visto que requer investimento e introduz as empresas numa nova perspetiva, pois se está a entrar num mercado muito mais competitivo e implacável. Citando João Miranda, CEO da Frulact, num artigo de opinião do Diário de Notícias, “Internacionalizar é isso mesmo, assumir risco! Mas não será um risco maior não o fazer?”.
A aposta na internacionalização começa pelo apoio contínuo e sustentado da banca portuguesa, capaz de reagir aos interesses económicos e estratégicos das empresas nacionais, ou seja, ser capaz de dar o primeiro passo e introduzir as nossas empresas ao mercado global.
A entrada no mercado internacional sem o suporte da banca portuguesa seria bastante difícil, sendo que geraria desconfiança nos stakeholders locais. Logo, é essencial uma relação estável e de confiança com a nossa banca de modo a gerar mais incentivos para um maior proveito no mercado global.
São vários os exemplos de empresas que encontram sucesso no exterior, como é o caso do grupo português GSD Dental Clinics, investindo meio milhão de euros numa clínica de medicina dentária em Londres, onde a maior parte das empresas internacionais tem demonstrado receio de apostar devido à recente saída do Reino Unido da União Europeia. O vinho português é outro produto de enorme sucesso no mercado internacional, especificamente nos Estados Unidos.
Portugal apresenta todas as condições para ser um país que aposta no mercado internacional. Recentemente, o governo português disponibilizou 160 milhões de euros para apoiar pequenas e médias empresas no seu esforço de internacionalização, qualificação e desenvolvimento tecnológico. De modo a aumentar as receitas, pretende-se “alargar a base exportadora nacional” e aumentar o número de novas empresas exportadoras, ou seja, o apoio continuado da banca e do governo português através destes incentivos bem como uma nova administração da AICEP são apenas alguns dos motivos para uma maior presença portuguesa nos mercados internacionais, recentemente.
É ainda relevante discutir o elevado interesse do governo neste tópico visto que planeia criar um fundo para captar investimento estrangeiro de modo a cofinanciar fundos setoriais, reforçando assim a presença e a importância das empresas nacionais no mercado internacional. Um dos objetivos definidos pelo governo e que assenta na aposta da internacionalização é atingir a meta de 50% das exportações no Produto Interno Bruto.

Ivo Barros Brito
 
Referências:

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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