Decerto
que, para os mais atentos, não é novidade que o nosso país anda nas bocas do
mundo. De facto, Portugal tornou-se, para muitos, um dos destinos mais
prediletos, enquanto outros já o aclamam como: “a pérola da Europa”.
O
turismo no nosso país está numa fase de expansão e tem um papel cada vez mais
importante na economia. No contexto mundial, Portugal torna-se cada vez mais notório,
não só pelas suas incríveis praias e pelo sol, mas também pela sua gastronomia
e pela sua herança cultural e patrimonial. Além disso, o nosso país tem sido
reconhecido como um dos mais acolhedores e amigáveis do mundo. Num estudo
realizado pela Universidade de Londres, Portugal foi considerado o país mais
amigável da Europa.
Desta
forma, houve um acréscimo do peso do setor do turismo (em relação ao PIB),
proporcionando um aumento de 2,6% para 4,3% do PIB, entre 2010 e 2015. Em 2016,
a atividade turística conseguiu atingir um crescimento de 11,5%, face ao ano
anterior, o que fez com que gerasse, nesse mesmo ano, receitas de 12 mil
milhões de euros, quase o dobro das receitas turísticas que foram registadas há
10 anos. Aliás, o turismo é também responsável pela criação de muitos empregos.
Nestes últimos 18 meses, foi possível dar origem a mais de 60 mil postos de
trabalho.
Neste
contexto, ainda podemos salientar o papel fulcral das receitas turísticas como
contributo para o equilíbrio externo. Isto é, as receitas geradas pelo setor do
turismo permitem que Portugal consiga manter saldos externos excedentários. À
vista disto, o setor do turismo permitiu que o saldo excedentário da balança de
serviços fosse superior ao défice da balança de bens.
Assim
sendo, é necessário agora entender quais foram as razões do desenvolvimento do
turismo. A principal razão deste crescimento deve-se à mudança do modelo de
promoção. O principal canal de venda passou a ser internet e o conteúdo online,
ou seja, começou-se a utilizar o marketing
digital para promover o que os turistas queriam e o que Portugal já há muito
tinha. O reconhecimento internacional também ajuda a explicar a evolução do
turismo. O facto de Portugal ser distinguido por diferentes rankings internacionais faz com que
certas caraterísticas do nosso país sejam reconhecidas por um maior número de
pessoas.
No
entanto, Portugal ainda tem vários obstáculos pela frente. Um dos grandes
desafios que o nosso país enfrenta é a concorrência mundial. Assim como
Portugal, vários outros países conseguiram ‘colocar-se no mapa’. Um outro
desafio que Portugal encara é a especulação mobiliária. A falta de estruturas
nos grandes aglomerados do nosso país impulsiona uma subida dos preços dos bens
imóveis. Por último, mas não menos importante, a conotação negativa que o setor
do turismo possui é também um grande obstáculo a superar. O turismo não pode
ser entendido como um obliterador da nossa economia. Várias pessoas não
conseguem compreender as vantagens que as atividades turísticas trazem para o
país e isso é um problema.
Ângelo Morgado
Referências:
https://www.publico.pt/2017/03/04/sociedade/noticia/os-segredos-que-puseram-portugal-no-mapa-do-turismo-1763465
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
Sem comentários:
Enviar um comentário