O Millenium BCP acaba
de lançar um Terminal de Pagamento Automático (TPA) digital – a app Millenium Moove. O Millenium Moove
permite aos comerciantes aceitar pagamentos de compras através de um smartphone ou tablet, em conjunto com um pequeno leitor de cartões, substituindo
os tradicionais terminais Multibanco. De acordo com Rui Teixeira, administrador
executivo do Millenium, a aposta neste sistema “reforça o posicionamento
enquanto Banco da Inovação, Modernidade e Agilidade, valores que estão no ADN
do Millennium BCP”.
Esta
aplicação foi pensada para os comerciantes, uma vez que lhes permite receber,
sem qualquer tipo de despesas fixas mensais, pagamentos fora do espaço físico
da loja, nomeadamente de entregas e serviços ao domicílio. Contudo, tem
vantagens também para os consumidores, visto que pode ser utilizado também
dentro das próprias lojas, em qualquer zona, sem que o cliente tenha de esperar
numa fila para pagar. Desta forma, garante-se não só que os clientes são
atendidos mais rapidamente, mas também que nenhuma venda se perca devido ao
tempo de espera do consumidor. Outra vantagem que considero importante referir
é o facto da app permitir pagamentos através de cartão de débito, crédito ou MB Way.
Cada vez mais os bancos têm vindo a apostar em serviços on-line e apps para facilitar transações que, anteriormente, apenas podiam
ser concretizadas presencialmente numa agência. Uma das maiores inovações nesse
sentido foi sem dúvida o serviço de homebanking,
que atualmente a generalidade dos bancos disponibiliza, tais como a
Caixadirecta, o Montepio 24 e o NBnet. Apesar de criarem algumas preocupações
nos utilizadores em termos de segurança, a taxa de utilização destas
ferramentas é relativamente elevada, uma vez que permite efetuar operações
básicas a partir do conforto do sofá. Mas até que ponto a sua utilização pode
substituir um funcionário de um banco?
No caso particular do Moove,
penso que a sua utilização quer dentro das lojas como em serviços ao domicílio
tem diversas vantagens para ambas as partes. Do ponto de vista do consumidor, é
favorável porque reduz o tempo “perdido” nas lojas, dado que o pagamento pode
ser efetuado sem ter de se dirigir à caixa. O comerciante pode optar, a meu
ver, por esta aplicação em vez dos terminais multibanco, reduzindo assim as
despesas a eles associadas e poupar ao mesmo tempo que aumenta as vendas, pelos
motivos supramencionados.
O progresso tecnológico que se tem
verificado nos últimos anos está associado a uma série de melhorias na vida das
pessoas, tendo simplificado processos que eram morosos e altamente
burocráticos. Contudo, todas as apps e
programas inovadores que têm surgido tornam possível a substituição das pessoas
por aparelhos nas mais diversas áreas. Na minha perspetiva, estes avanços
sucessivos estarão, possivelmente, relacionados com o desaparecimento de
algumas profissões num futuro relativamente próximo. Será que aplicações como a
Caixadirecta ou o Millenium Moove poderão,
um dia, substituir funcionários num banco ou levar a cortes do staff numa loja?
Liliana
Gestosa
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
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